Brasil

Pacientes com rins transplantados sofrem há 6 meses sem remédio de alto custo

Published

on

Pacientes com rins transplantados sofrem há 6 meses com falta de medicamento de alto custo em todo o país. O Ministério da Saúde é responsável pela compra do remédio, mas não tem enviado estoque suficiente do Micofenolato de Sódio para os Estados.

Sem o tratamento adequado, essas pessoas podem sofrer com a rejeição de órgãos e até retornar para a hemodiálise. Cerca de 30 mil pessoas estão na fila por um transplante de rim no Sistema Único de Saúde.

Como se não bastasse a demora de anos para conseguirem o procedimento, pacientes ainda enfrentam dificuldades para seguir com o tratamento.

Desde outubro do ano passado, em todo o país há uma série falhas no abastecimento do Micofenalato de Sódio, como explica o presidente da Associação Brasileira de Transplantados Edson Arakaki.

Pacientes transplantados podem levar uma vida normal, desde que tomem o remédio em dia. Cada pessoa deve tomar a dose conforme o tratamento indicado, mas diante do desabastecimento Romildo Gomes Neres foi autorizado pela médica a utilizar uma composição diferente.

Fonte: Uol

PODCAST – SEXTOU NA MAIS COM ROUPA NOVA!

EM ALTA

Sair da versão mobile