Regional
Orós celebra 60 anos de paróquia com novenário dedicado à padroeira a mãe do Perpétuo Socorro
A Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Orós está celebrando 60 anos de fundação. O pároco, padre José Ricardo Ferreira, destacou a importância da data. “É um momento rico de celebração, um acontecimento histórico, que impulsiona a fé, os católicos relembram o passado, se enchem de alegria, vivencia o presente e projeta para o futuro uma expectativa de fortalecimento e vivência da fé cristã”, pontuou.
Neste ano, o novenário está bem participativo e houve um impulso a partir da celebração dos 60 anos da paróquia.
As celebrações de novena ocorrem em frente à igreja, construída na década de 1960, com traços modernos e que passa por reforma.
Cleide Teixeira, 72, lembra da igreja antiga, que foi demolida, da festa que vivenciou. “É a nossa história na fé”, frisou. “A festa está cada vez mais participativa e bonita”.
Programação
Neste sábado, dia 19, houve show sctólico com Valmir Alencar e Ministério Adoração e Vida, após celebração da novena,
A programação inclui apresentação do documentário sobre os 60 anos da paróquia.
8º dia (20/08): Cristãos leigos(as) na vivência da partilha e da solidariedade através do dízimo.
05h – Caminhada para Capela do Cemitério – Homenagem aos falecidos
19h – Celebração da Novena
Evangelizador: Pe. Luiz Claudione (Acopiara)
9º dia (21/08): Cristãos leigos(as) na ação transformadora do mundo
05h30 – Missa na Matriz 19h – Celebração da Novena Evangelizador: Pe. Francisco Leiva (Iguatu) Textos bíblicos: : Ap. 21, 1-8; Lc 16, 1-10 Responsáveis/Liturgia:
Núcleo de Palestina Equipe de canto: RCC Social/Responsáveis: Conselho Econômico Homenageados: Legião de Maria, Mãe Rainha, Ofício de Nossa Senhora e Terço
dos Homens Atração especial: Baile dos Anos 60 e sorteio do Bolo da Padroeira
DIA 22/08 – TERÇA – Festa Solene de N. Sra. Perpétuo Socorro – Feriado Municipal
08h – Missa da saúde para os enfermos e idosos (Coralzinho N. Sra. P. Socorro)
17h – Celebração Eucarística presidida por Monsenhor Afonso Quieroga.
18h – Procissão da Luz (com velas) pelas ruas da cidade.
Sobre criação da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Orós
A paróquia foi criada no dia 1º de Maio de 1958 pelo então bispo diocesano do Crato dom Francisco de Assis Pires e desmembrada do território da Paróquia de Nossa
Senhora da Expectação do Icó.
Seu primeiro vigário foi o padre Antonio Batista Vieira (pároco de Icó) que teve como cooperador o padre Djalvo Bezerra de Alencar.
Com a criação da Diocese de Iguatu a 4 de fevereiro de 1962, a Paróquia de Orós passou a pertencer à jurisdição da mesma, que teve como 1º bispo dom José Mauro
Ramalho de Alarcon e Santiago.
Sua Igreja Paroquial, dedicada à invocação de Nossa Senhora sob o título de Perpétuo Socorro, datava do ano de 1928 e era localizada em frente onde hoje é a Praça
Anastácio Maia, à altura do portão central da Usina Eliba, mais precisamente onde atualmente funciona a Farmácia Veterinária “Casa do Criador” de Warley Vidal.
A nova Igreja Matriz, com arquitetura moderna e cujos traços assemelham-se aos projetos de Oscar Niemeyer, está localizada na Rua da Matriz.