Ceará

Organização da ExpoIguatu quer superar expectativas nesta 52ª edição

Published

on

Tudo pronto para o evento mais tradicional de Iguatu, e um dos maiores da região Centro-Sul. A exposição agropecuária, industrial e de serviços promovida há 52 anos pelo Rotary Club de Iguatu já toma forma, com melhoramentos e aluguel de quase a totalidade dos espaços do Parque de Exposições Enéas Bandeira Filho. A estrutura do parque está 100% disponível.

Cerca de quinze pessoas vem trabalhando intensamente há semanas para que tudo esteja pronto e funcionando não só para expositores e visitantes, mas também para os animais que estarão expostos. Durante cinco dias, o evento vai promover exposição e comercialização de animais, demonstração de culturas pecuárias de pastagens, além das partes social e cultural, que incluem exposição de artesanato, apresentações de dança e performances de artistas da terra. As noites de exposição são conhecidas por lotar o espaço de festas, com shows diversos.

Dr. do Baião
O tema do evento deste ano não poderia ser outro: a organização presta “Uma Homenagem ao Centenário do Iguatuense Humberto Teixeira”, com ornamentação dos espaços, e uma exposição especialmente pensada para os visitantes e conterrâneos do Doutor do Baião. A homenagem é permanente a Humberto e seu parceiro de composições: há duas avenidas dentro do parque, batizadas Avenida Humberto Teixeira e Avenida Luiz Gonzaga.

Abertura
O evento começa já no final da tarde da próxima quinta-feira, 03, quando se dará o tradicional desfile de cavalos e tratores pelas ruas da cidade, contando com a presença de autoridades locais e as candidatas a Rainha ExpoIguatu 2015.

À noite, às 19h, a abertura oficial contará com a presença do governador do Estado, Camilo Santana (PT), que receberá do Rotary Club de Iguatu o troféu Roberto Costa. Também serão agraciados com a homenagem que leva o nome do ex-prefeito o comandante do Corpo de Bombeiros, Major Nijair Araújo, e a rotariana Lucia Neide de Araújo, a Lucinha.

Negócios
Este evento tem tudo para superar a edição anterior, uma vez que acompanha o crescimento da ExpoCrato, que este ano superior a de 2014. Os estandes estão prontos, e os espaços onde ficarão os animais também. “Mesmo com uma época difícil, de seca, todas as exposições estão surpreendendo, pela quantidade de animais e o volume de negócios feitos”, afirma Gregório Leal, Diretor de Agropecuária do evento.

Gregório Leal mostra o parque (Iury Sarmento)

Gregório acredita num aumento do número de ovinos e caprinos, tanto para exposição quanto para comercialização. Os estandes de alvenaria estão 100% vendidos; foram vendidos 70% dos que ficam na grama e os mesmos 70% de vendas dos restaurantes. Nos próximos dias, as últimas vendas devem ser fechadas, totalizando 50 estandes, 12 boxes de alvenaria, 15 espaços para restaurantes, 10 tendas para bebidas, 60 baias fixas e 30 baias moduladas para ovinos e caprinos.

Além disso, serão 60 currais, dentre outros espaços para comercialização de produtos diversos, bem como a veiculação de propagandas. Como de costume, será montado um Parque Infantil, além de exposição cultural, e feiras de livros e artesanato.

Expositores
A recepção dos expositores e seus animais acontece já na quinta-feira pela manhã. É grande a procura por parte de expositores cearenses e também há muitos de outros estados, como Pernambuco, Piauí e Maranhão. Os pernambucanos costumam trazer para cá as raças de leite, europeias.

Haverá concurso de ovinos e caprinos, com premiação de criadores no final da tarde de domingo. Bovinos também participam de um concurso, que movimenta também a possibilidade de negócios. Os animais devem receber visitantes de escolas do município ao longo da programação.

Grama já tem demarcados os limites para os estandes (Iury Sarmento)

Segurança
Com 89.000m² de área e espaço para shows de 10.000m², o Parque de Exposições do Rotary Club de Iguatu tem sua estrutura reforçada para o evento. São camarotes, banheiros químicos, palcos, camarins e estandes montados especialmente para a ocasião. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros estarão presentes, bem como serviços de saúde e uma equipe de segurança particular, 24 horas guardando os espaços do parque.

Beleza local
A sexta-feira será o grande dia da ExpoIguatu para nove jovens garotas que vêm trabalhando duro há três semanas. Clara Pinheiro, Dângela Lavor, Joice Coelho, Mayara Tavares, Mirian Fernandes, Naieide Batista, Narjela Souza, Neide Rosa e Rosy Martins são as dez finalistas do concurso que vai eleger a Rainha ExpoIguatu 2015.

Parte das concorrentes ao título de Rainha ExpoIguatu 2015 (Eunivan Silva)

Desde que foram escolhidas entre 35 candidatas, as jovens têm passado por um treinamento puxado, que incluiu aulas de passarela, postura corporal, colocação de voz em público, dança, além de visitas a diversos pontos da cidade, divulgando o evento.

Com diferentes trajes, como mandam os concursos de beleza, as garotas vão apresentar uma coreografia, além de desfilar diante dos jurados. Estes vão escolher cinco finalistas, que responderão a perguntas da produção do evento. A nova rainha será conhecida logo após a contagem dos pontos, contabilizados ao longo do processo.

Shows
Durante o período do evento, o parque costuma receber entre 30 e 40 mil pessoas por noite, entre iguatuenses que aqui residem, os que moram fora e vem passar o feriado na terra natal, e os visitantes de outras cidades. Palcos montados nas duas avenidas do parque receberão shows de nomes conhecidos da cena musical local, como Bêu Paulino & Forró do Sertão, Pituí Queiroz, Anderson Alves, Luciano MP3, dentre outros artistas. Estas apresentações devem começar às 18h.

Gabriel Diniz é uma das atrações de shows da Exposição deste ano (Divulgação)

As atrações do palco principal desta edição fazem shows de sexta a domingo. Os ingressos estão à venda nas lojas Ferrovia, Mega Estação e na Tropical Pães.

Agenda
Shows da ExpoIguatu 2015
Dia 04, sexta-feira – Gabriel Diniz / Gleydson Gavião
Dia 05, sábado – Solteirões do Forró / Forró dos Plays
Dia 06, domingo – Léo Magalhães / Bota pra Moer / Érica Diniz & Mocidade Forrozeira

EM ALTA

Sair da versão mobile