Tecnologia
Operadoras de telefonia estariam trocando dados de consumidores entre si
Em apuração feita pelo Tecmundo, as operadoras de telefonia estariam trocando dados pessoais de clientes entre si, supostamente para “suprir as necessidades” das pessoas. Segundo o que foi apurado, as empresas Vivo, NET e Oi mantêm uma base de dados compartilhada.
Um cliente que fez o cadastro na Vivo para contratação de Internet por fibra ótica, recebeu ligações de outras companhias de comunicação para oferecer alternativas desse serviço, já que a Internet por fibra não estava disponível em sua região. A Anatel informa que “as prestadoras de serviço de telecomunicações estão proibidas de compartilhar dados de clientes”.
Ao questionar uma das atendentes sobre tal prática, esse cliente recebeu a seguinte informação: “Aqui tem um cadastro seu pronto que chega para a gente. Aí a gente entra em contato com o cliente para ver se tem interesse. A própria Anatel faz essa autorização pro cliente não ficar sem o serviço”. Essa informação vai contra ao que a Anatel diz.
Essa prática de troca de informações pode ser considerado algo comum por alguns, porém, há um perigo escondido aí. O principal questionamento dessa reportagem é quanto à segurança dessas informações. Para que essas informações sejam compartilhadas entre as empresas, elas devem estar em algum banco de dados. Caso esses dados vazem ou caiam em mãos erradas, informações pessoais das pessoas que utilizam o serviço podem ser usados para diversos tipos de fraude.
Fonte:Olhar Digital
-
Iguatu3 semanas atrásPrefeitura de Iguatu rescinde contrato com Consórcio Mobilidade Iguatu e deixa obras sob questionamento
-
Iguatu3 semanas atrásIndústria operou quase quatro anos sem licença ambiental em Iguatu; licenças citadas não aparecem nos autos
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça de Iguatu determina repasse imediato de consignados e fixa multa de R$ 200 mil contra Município
-
Noticias2 semanas atrásGoverno deixa Enel Ceará fora da lista de renovação de concessões
-
Noticias3 semanas atrásLimoeiro do Norte se consolida como polo da banana e pitaya no Ceará
-
Ceará2 semanas atrásCeará abre consulta ao abono dos precatórios do Fundef para 50 mil beneficiários
-
Noticias2 semanas atrásCeará pode registrar até 75 mm de chuva acima da média em abril
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza tem a maior valorização imobiliária do Brasil, aponta índice

