Noticias
Operação mira suspeitos de planejar ataques para provocar saída de secretário

Nesta terça-feira (28), uma operação policial em Fortaleza executou quatro mandados de busca e apreensão contra membros de grupos criminosos acusados de tentar desestabilizar o sistema penitenciário do Ceará para provocar a demissão do secretário de Administração Penitenciária do Estado do Ceará (SAP), Mauro Albuquerque.
Mauro Albuquerque é conhecido entre os presos como um secretário rigoroso, que controlou rebeliões nas prisões e retirou privilégios dos condenados. Quando foi nomeado secretário em 2019, criminosos reagiram e promoveram uma série de ataques em várias cidades do Ceará para tentar impedir sua posse.
Durante a operação, quatro indivíduos foram identificados e serão interrogados pela polícia. Objetos ilícitos, documentos e mídias digitais também foram apreendidos.
De acordo com a polícia, as investigações indicaram “fortes indícios” de que os quatro suspeitos planejavam a substituição do secretário. Eles supostamente tentavam reunir pessoas para atacar funcionários públicos, incluindo policiais penais, prédios públicos, tribunais de justiça e penitenciárias, além de ataques a ônibus, motins e outras manifestações violentas, com o objetivo de causar tumulto no sistema prisional.
Os dados apreendidos serão analisados pelos policiais federais. Os suspeitos podem ser acusados de formação de organização criminosa armada, com penas de até 12 anos de prisão, além da possibilidade de descoberta de outros crimes mais graves a partir da análise do material apreendido.
As investigações continuam para detalhar a participação de cada suspeito e identificar a participação de terceiros nos crimes. A operação, chamada Defcon 4, faz referência a condições de prontidão de defesa utilizadas por forças policiais e militares.
-
Iguatu2 semanas atrás
JUSTIÇA BARRA CRIAÇÃO DE QUASE 600 CARGOS EM IGUATU E MANDA INVESTIGAR ‘CALAMIDADE’ FINANCEIRA
-
Noticias1 semana atrás
Junho de 2025 foi o terceiro mais quente já registrado no planeta, diz observatório europeu
-
Noticias1 semana atrás
Gigantes como Mercado Livre, Shopee e Assaí negociam instalação no Porto Seco de Quixeramobim
-
Iguatu2 semanas atrás
Denúncia aponta uso indevido de refeições da Cozinha Comunitária de Iguatu por servidores da Prefeitura
-
Noticias1 semana atrás
PF investiga deputado Júnior Mano, do Ceará, por desvios de verbas, fraudes em licitações e uso irregular de emendas parlamentares
-
Noticias1 semana atrás
Homem faz gestos obscenos para crianças, mata vizinho que o confrontou e tem casa incendiada pela população
-
Iguatu6 dias atrás
Justiça Eleitoral Condena Prefeito de Iguatu e vice por Abuso de Poder Econômico e Ligação com Facção Criminosa em Eleições 2024
-
Iguatu1 semana atrás
Ministério Público Eleitoral pede fim de acusação contra Ilo Neto por falta de provas