Mundo
ONU reconhece: cooperativismo é caminho para um mundo mais justo e sustentável
Em 2025, o cooperativismo ganha destaque mundial com a declaração da ONU que institui o ano como o Ano Internacional das Cooperativas. Essa decisão reconhece o modelo cooperativista como uma solução concreta para os grandes desafios globais, como a redução da pobreza, das desigualdades e da crise climática, além da promoção do trabalho digno e da inclusão econômica. Essa valorização internacional nasce de histórias reais e inspiradoras, como a de produtores artesanais em São Roque de Minas, que transformaram suas vidas com o apoio de uma cooperativa, formalizando sua produção e alcançando novos mercados.
Esses exemplos se multiplicam em todas as regiões do Brasil: agricultores, professores, profissionais da saúde, empreendedores e catadores encontram no cooperativismo um caminho de desenvolvimento coletivo e sustentável. Com mais de 25 milhões de cooperados e 4,3 mil cooperativas ativas, o movimento tem presença em mais de 90% dos municípios brasileiros e gera cerca de R$ 750 bilhões por ano, além de meio milhão de empregos diretos. Onde há cooperativas, há crescimento do PIB, mais estabelecimentos comerciais, aumento da arrecadação e da inclusão social. Para muitos, o cooperativismo é mais do que uma estratégia econômica — é um compromisso com o bem comum.
A decisão da ONU reforça o papel das cooperativas na concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Mesmo sem saber, milhares de cooperados contribuem diariamente para metas globais como igualdade de gênero, trabalho decente e consumo responsável. Cada nova cooperativa e cada novo cooperado fortalecem esse movimento que vai além da economia: ele é social, político e humano. Cooperar, hoje, é sinônimo de transformar — e juntos, milhões de brasileiros provam que é possível construir um mundo mais justo, solidário e sustentável.
-
Brasil7 dias atrásPESQUISAS – Ciro ainda lidera, mas Elmano encurta a distância em ritmo acelerado”.
-
Brasil7 dias atrásMoraes acusa Mendonça de abuso de autoridade, improbidade e crime de responsabilidade e pede providências a Fachin
-
Curiosidades6 dias atrásMaturidade, e não criação, pode explicar comportamento de quem nasceu entre 1955 e 1978
-
Brasil6 dias atrásConselho Nacional de Política Cultural recebe inscrições até 22 de setembro
-
Brasil7 dias atrásBrasil terá Japão e Singapura como adversários em amistosos de novembro
-
Ceará6 dias atrásEquipe conquista ouro na Olimpíada de História em homenagem a estudante cearense em tratamento contra câncer
-
Brasil6 dias atrásBanco do Nordeste terá R$ 60,9 bilhões para financiar projetos em 2027
-
Colunas7 dias atrásColuna: DIREITO E CIDADANIA: ELEIÇOES “MELADAS”
