Política
Onélia critica falta de investimento federal em pautas sociais: “Ficou uma sobrecarga”

Durante o evento de entrega dos tíquetes do Vale Gás Social, política pública permanente do Estado, Onélia Santana, titular da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos (SPS) criticou a falta de ações do Governo Federal em pautas sociais, como o combate à fome.
“Ficou uma sobrecarga sobre o Governo do Estado. O Estado é quem cria todas as políticas públicas para amparar as famílias em situação de extrema vulnerabilidade”, disse Onélia. A fala foi feita nesta terça-feira, 22, na sede da SPS, no bairro Joaquim Távora.
A secretária também enumera os programas realizados durante a gestão do governador Camilo Santana (PT) e Izolda Cela (Sem partido): “O Mais Nutrição, Vale Gás Social e o Cartão Mais Infância compõem o programa mais robusto de distribuição de renda, por parte de um Estado como o Ceará, no País.”
“Precisamos acabar com a fome do Brasil. Nós temos 33 milhões de brasileiros em situação de insegurança alimentar, segundo a Rede Penssan. Nós também fizemos uma pesquisa no Ceará, e vimos que o Estado tinha a necessidade de investir em proteção social, principalmente diante do cenário de pós-pandemia e a falta de investimentos sociais por parte do Governo Federal”, afirmou.
A gestora também citou a participação do Big Data Social, uma ferramenta que oferece uma visão integrada e da área de Proteção Social do Ceará. “Cada município tem agentes sociais que monitoram as famílias em situação de vulnerabilidade no Ceará. Através desses dados, as políticas de proteção social são desenvolvidas.”
Ações citadas:
O Mais Infância Ceará é um programa de transferência de renda. As famílias contempladas com o benefício recebem R$ 100, mensalmente.
O Mais Nutrição visa garantir a segurança alimentar e nutricional regular de famílias em situação de vulnerabilidade do Ceará. A iniciativa mantém um banco de alimentos, que seriam desperdiçados pelos comerciantes da Ceasa, por falta de demanda ou condições estéticas, mas que permanecem adequados ao consumo humano e contém suas características nutricionais preservadas. Depois de tratados para o consumo, esses alimentos são doados para 127 entidades no Estado.
O Vale Gás Social é uma política pública permanente do Governo do Ceará, que distribui tíquetes de vale gás para famílias em situação de extrema vulnerabilidade social. O público-alvo do programa são as famílias do Cartão Mais Infância, beneficiários do Auxilio Brasil com renda per capita igual ou inferior a R$ 150.
Fonte: O Povo
-
Iguatu6 dias atrás
Coligação acusa defesa de Roberto Filho de mentir à Justiça e apresenta provas de fraude eleitoral nas eleições de 2024 em Iguatu
-
Noticias7 dias atrás
Cearenses conquistam sete das oito medalhas do Brasil na Olimpíada Internacional de Química
-
Noticias7 dias atrás
Elmano propõe recriação do Hospital da Polícia Militar do Ceará
-
Noticias7 dias atrás
Ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, faleceu aos 89 anos, nessa terça-feira, 13
-
Noticias5 dias atrás
Fortaleza tem um dos maiores PIBs de tecnologia do Brasil
-
Noticias6 dias atrás
Ex-secretária de Saúde de Acopiara e ex-candidata a prefeita é indiciada por fraude, peculato e lavagem de dinheiro
-
Noticias5 dias atrás
Homem leva choque elétrico e cai na rua após encostar em placa de sinalização em Fortaleza
-
Noticias5 dias atrás
Fim do universo ocorrerá muito antes do que imaginávamos