Brasil

Onda de calor eleva temperaturas e desencadeia alertas de saúde em dez capitais brasileiras

Published

on

A onda de calor que afeta milhões de pessoas desde o início da semana deve elevar a temperatura para perto de 40°C em pelo menos dez capitais brasileiras nesta quinta-feira (16), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Cuiabá, a capital do Mato Grosso, lidera a lista de cidades mais afetadas, com uma temperatura máxima prevista de 41°C. O Rio de Janeiro também deve atingir uma máxima de 41°C, enquanto Manaus, no Amazonas, deve chegar a 39°C.

Em resposta ao aumento da temperatura, a Defesa Civil Nacional divulgou uma série de recomendações para ajudar os brasileiros a se protegerem dos efeitos da onda de calor. As sugestões incluem beber bastante água, usar protetor solar com FPS 30 ou mais e evitar atividades físicas ao ar livre ou exposição ao sol entre 10h e 16h.

A população também é aconselhada a usar roupas leves e claras e a consumir alimentos mais leves, como frutas e verduras. É importante lembrar que permanecer em carros por muito tempo, consumir cafeína e tomar banhos com água quente são comportamentos desaconselhados.

EM ALTA

Sair da versão mobile