Noticias

Onça-pintada e outros três mamíferos estão ‘provavelmente extintos’ no Ceará, diz secretaria

Published

on

A onça-pintada (Panthera onca), o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), a queixada (Tayassu pecari) e as populações nativas de bicho-preguiça (Bradypus variegatus) são espécies “provavelmente extintas” no Ceará, segundo inédito divulgado pela Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema).

Segundo o estudo, além das quatro espécies, há duas certamente inexistentes no território do estado: a anta (Tapirus terresitris) e o tatu-canastra (Priodontes maximus).

As informações foram divulgadas nesta terça-feira (12), no lançamento da “Lista da Fauna Ameaçada do Ceará”. Nessa primeira fase, o projeto vai releva a lista dos mamíferos terrestres em risco de extinção.

De acordo com a Sema, uma equipe com mais de 50 profissionais e 18 instituições coordenada pelo professor Hugo Fernandes, da Universidade Federal do Ceará (UFC), trabalhou durante cerca de quatro anos para levantar e avaliar todas as 128 espécies que ocorrem em risco de extinção no território cearense. O projeto faz parte do Programa Cientista Chefe do Governo do Estado do Ceará.

Fonte: G1 CE

PODCAST MAIS ROCK – O Melhor Programa de Rock do Ceará

EM ALTA

Sair da versão mobile