Política

O pesadelo dos servidores da Prefeitura de Iguatu

Demissões, remanejamentos, contratações e licitação sempre foram recebidas como medidas antipáticas e que nem sempre agradam quem fica de fora e colocam o poder em xeque. A decisão da justiça em solucionar a máquina administrativa através de concurso, sobrou para o prefeito Aderilo e transformou em pesadelo a vida dos servidores.

Published

on

Demissões, remanejamentos, contratações e licitação sempre foram recebidas como medidas antipáticas e que nem sempre agradam quem fica de fora e colocam o poder em xeque. A decisão da justiça em solucionar a máquina administrativa através de concurso, sobrou para o prefeito Aderilo e transformou em pesadelo a vida dos servidores.

Como uma crônica anunciada, é uma dura realidade que ninguém pode fugir, mas a solução deve ser encontrada para não resultar em prejuízos para trabalhadores e a engrenagem eficiente da administração com a falta de mão de obra qualificada. O município teve oito anos para encontrar meios onde terceirizados e concursados não saíssem prejudicados, e nem tão pouco arranhar a imagem do gestor de plantão. Alguns servidores inconformados com a perda do emprego fizeram protesto no Fórum local e esperam uma solução favorável. Falando à imprensa local, a Secretária de Administração, Francigleuba Vasconcelos, disse que gostaria de contar com os servidores, mas cumpre a decisão judicial. A máquina não pode parar.
 

Dilma visita Ceará e anuncia medidas contra efeitos da seca

A presidente Dilma Rousseff é aguardada nesta terça-feira em Fortaleza, onde anunciará ações e recursos para combate à seca no Nordeste. Como o Planalto achou as demandas “plausíveis”, segundo interlocutores, é possível que isso seja um indicativo das medidas que virão. O principal item da agenda de Dilma na capital cearense é uma reunião com a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), onde o anúncio para amenizar os efeitos da seca serão feitos. De uma comitiva de deputados nordestinos, o governo ouviu que as principais demandas são: a facilitação do acesso à água (por meio de poços artesianos, carros-pipa ou adutoras flexíveis); facilitação para a logística do milho usado para alimentação de animais; redução da burocracia para que as ações cheguem mais rápido a ponta; criação de coordenações estaduais para monitorar o andamento das ações e a renegociação de dívidas. Mas a atenção do mundo político se volta para o novo encontro dela com o governador Eduardo Campos (PSB).

Dilma restringe desonerações

O Palácio do Planalto lança hoje diversos estímulos fiscais, incluindo a desoneração da folha para 48 setores da economia. A presidente Dilma Rousseff deve abrir negociação com setores que tiverem o benefício vetado.

Eletrodoméstico mantém IPI baixo

Além da indústria de automóveis, o governo deve prorrogar a redução de impostos para geladeiras, fogões e tanquinhos até o fim deste ano. Os benefícios devem ser estendidos também para os móveis.

Procura por domésticas cai e sobe a de diaristas

As agências de trabalhadores domésticos já sentem os efeitos da lei que será promulgada hoje pelo Congresso garantindo à categoria direitos como FGTS e horas extras. Segundo o proprietário de uma delas, a procura por domésticas tradicionais caiu cerca de 40%, enquanto aumenta a busca por diaristas. Por isso, o projeto é treinar as antigas empregadas para a nova função. Entre os direitos previstos na nova lei, hora extra é o primeiro a valer. Podem ser feitas até duas por dia, a um custo 50% maior que o da hora normal. Já o FGTS ainda depende de regulamentação.

Declaração de Feliciano sobre ‘Satanás’ irrita até PSC

A vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, a deputada Antonia Lúcia (PSC-AC), ameaçou ontem deixar o cargo em reação à declaração feita na sexta-feira pelo pastor Marco Feliciano (PSC-SP) de que antes dele o colegiado era dominado por “Satanás”. Feliciano disse que pediu desculpas à deputada – que há três anos integra a comissão e é cotada para substituí-lo – e ela as aceitou.

Lei pune crimes eletrônicos

Entra em vigor hoje a chamada Lei Carolina Dieckmann, batizada em referência à atriz que teve fotos íntimas publicadas via internet. Violar e-mail ou invadir dispositivo alheio agora pode resultar em prisão e multa.

Remédios

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, garante que nenhuma categoria de medicamento pode ter alta superior ao índice do custo de vida. Distribuidoras utilizaram portaria de março como base para subir os preços. Cerca de 100 tipos deverão sofrer aumentos. O consumidor deve sentir a mordida no bolso dentro de uns 15 dias. Estima-se que os reajustes terão um impacto de 0,17 ponto percentual no índice de inflação de 2013. Parece pouco. Mas vai mastigar um pedaço da redução de 0,40 ponto percentual que o governo esperava obter com a desoneração da cesta básica. Na média, preços subiram 4,59%. No teto, as elevações chegam a 6,31%.

Futebol: Iguatu vence Pacatuba

O dia é 1 de abril, mas é verdade. Com um jogador a menos em campo, o time de Iguatu venceu Pacatuba por 1 a zero. O jogo foi disputado nesta segunda-feira no estádio Moraisão em Maranguape válido pela série B. Josivan foi o autor do gol aos 28 minutos da segunda etapa. No final, o técnico  Washington elogiou a equipe pelo desempenho em campo, mas criticou a arbitragem que exagerou nos acréscimos e com muitos erros prejudicando o time. A equipe volta a campo nesta quarta-feira (03) à tarde para enfrentar o líder Quixadá no estádio Abilhão. Logo mais à noite Tony Alvarez traz outros detalhes do jogo, no programa “Mais Esportes” às 20h00.

Terminal Rodoviário

Após nosso comentário, leitor corrige: Obra do Terminal não está atrasada, apenas a entrega sofreu adiamento por conta da justiça. Lembrou o caso do matadouro e os concursados do município.

*Silvani Soares é bancário e radialista

EM ALTA

Sair da versão mobile