Ceará

O Ceará lidera o crescimento industrial no Brasil, de acordo com o IBGE

Published

on

A produção industrial do Ceará registrou o maior crescimento do país em dois períodos distintos, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De julho para agosto, a alta foi de 2,7%, colocando o estado em primeiro lugar entre os 15 locais analisados, bem acima da média nacional de 0,1%, na série com ajuste sazonal.

Minas Gerais ficou em segundo lugar com um crescimento de 1,8%, marcando, assim como o Ceará, o terceiro mês consecutivo de aumento na produção, acumulando ganhos de 6,2% e 9,2%, respectivamente. Em comparação com agosto do ano anterior, a indústria cearense também teve o maior avanço do Brasil, com uma alta de 17,3% entre os 18 locais analisados.

No cenário nacional, o crescimento foi de 2,2% no período, com 12 unidades da federação apresentando resultados positivos. O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), destacou  que tem trabalhado “dia e noite” para melhorar esses números.

De janeiro a agosto deste ano, a produção industrial do Ceará cresceu 8,9% em comparação ao mesmo período de 2023, e nos últimos doze meses encerrados em agosto, registrou uma alta de 5,4%. Esses resultados colocam o estado em segundo e quinto lugar nacionalmente, respectivamente.

Além do Ceará e Minas Gerais, Bahia (0,8%), Mato Grosso (0,8%) e Rio de Janeiro (0,2%) também apresentaram índices positivos de julho para agosto. Em contrapartida, Pará (-3,5%), Paraná (-3,5%) e Rio Grande do Sul (-3,0%) tiveram quedas significativas, com o Pará acumulando uma perda de 7% em dois meses consecutivos de queda na produção. Pernambuco (-2,2%), Santa Catarina (-1,4%), São Paulo (-1,0%), Espírito Santo (-0,8%) e a Região Nordeste (-0,8%) também registraram recuos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EM ALTA

Sair da versão mobile