Regional

Número de gestantes acompanhadas pelo Bolsa Família cresce 50% no primeiro semestre

Published

on

O Ministério da Saúde divulgou um balanço em que aponta um aumento de 50 por cento no número de gestantes cadastradas no Programa Bolsa Família no primeiro semestre deste ano, comparado com o segundo semestre de 2015. Isso significa que mais de 124 mil mães começaram a fazer parte do Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento depois deste ter sido integrado ao Sistema de Gestão do Bolsa Família. As regiões Nordeste e Sudeste foram as que apresentaram o maior número de mães atendidas pelo programa.

Ainda de acordo com o Ministério, o aumento da quantidade de mães pode ser explicado devido a união entre as áreas de Alimentação e Nutrição, Saúde da Mulher e o Datasus, departamento de informática do Sistema Único de Saúde. A união entre as áreas ampliou a localização das gestantes que puderam acessar o Benefício Variável Gestante, que paga nove parcelas de 35 reais para a grávida, vindos do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário.

A importância desse programa pode ser explicada pelo serviço de pré-natal qualificado, que tem a capacidade de detectar e prevenir doenças de maneira precoces, tanto da mãe como da criança. Esse acompanhamento permite um desenvolvimento mais seguro para o bebê com uma diminuição dos riscos da gestante.

EM ALTA

Sair da versão mobile