Ceará

Novo hospital da Uece deve desafogar demandas do Interior

Published

on

O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou nesta segunda-feira (9) que o Hospital Universitário do Ceará (Huce), vinculado à Universidade Estadual do Ceará (Uece), será inaugurado em breve e ajudará a desafogar demandas do Interior na rede de saúde pública da Capital. A unidade deve atender várias especialidades de alta complexidade, como nas áreas de oncologia, vascular, pediatria e obstetrícia, por exemplo.

O Huce deve contar com 650 leitos, com capacidade para ampliar para 680, e receber atendimentos de emergência, urgência, ambulatoriais e eletivos. O governador comparou o Hospital da Uece com o Hospital Instituto Dr. José Frota (IJF), da Prefeitura de Fortaleza, dizendo que o Huce é bem maior do que o IJF e que a unidade “terá (atendimento traumatológico) da mesma maneira” que as demais especialidades.

O prefeito José Sarto (PDT) e parlamentares aliados ao gestor têm apontado um sobrecarga na rede de saúde pública da Capital devido à alta demanda do Interior, cobrando uma ajuda financeira do Estado para o custeio do IJF. Sobre a alta demanda de pacientes na rede pública de Fortaleza, o governador disse que o Estado começou a interiorizar atendimento de média e alta complexidade apenas nos últimos 16 anos, já tendo entregado hospitais-polos na região do Cariri, Sobral, Vale do Jaguaribe e Sertão Central.

O Huce é um hospital muito grande para todo o Estado do Ceará, pois terá todas as especialidades e emergências. O governador também destacou que recentemente foi inaugurada politraumatologia, oncologia e tratamento do câncer no Hospital do Vale do Jaguaribe.

EM ALTA

Sair da versão mobile