Noticias

Novo exame de sangue pode detectar precocemente células de câncer

Published

on

Uma equipe internacional de pesquisadores alcançou um marco significativo ao desenvolver um exame de sangue altamente sensível na detecção de uma proteína produzida por células cancerígenas. A pesquisa, publicada em setembro na revista acadêmica Cancer Discovery, destaca o teste como um avanço crucial. Uma das instituições envolvidas, a Universidade Rockefeller, descreveu o novo teste como um “detector multicâncer de baixo custo”, capaz de identificar a proteína LINE-1-ORF1p com uma pequena amostra de sangue em menos de duas horas.

A proteína LINE-1-ORF1p tem sido objeto de estudo por cerca de uma década. O elemento LINE-1 é comparável a um vírus presente em todas as células humanas, enquanto o ORF1p é uma proteína produzida em níveis elevados no câncer.

John LaCava, coautor do artigo, explicou que existem mecanismos que normalmente impedem a expressão do LINE-1 e a produção de ORF1p. A presença dessa proteína é considerada um sinal de células não saudáveis, que perderam o controle sobre seu transcriptoma.

O portal da Universidade Rockefeller destacou o interesse de longa data dos pesquisadores em desenvolver um teste preciso para detectar precocemente a ORF1p. Essa conquista representa um passo importante na detecção precoce e potencialmente mais eficaz do câncer.

EM ALTA

Sair da versão mobile