Noticias

Novembro de 2023 será um mês de contrastes climáticos no Brasil

Published

on

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que novembro de 2023 será um mês de contrastes climáticos no Brasil. No Sul e Sudeste, o tempo chuvoso deve amenizar as temperaturas, com máximas abaixo de 24 °C.

Por outro lado, em partes das regiões Norte e Nordeste, a previsão é de chuvas abaixo da média e temperaturas acima da média. Os estados mais afetados serão Mato Grosso, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e o oeste da Bahia, onde os termômetros devem marcar acima de 28 °C. No Ceará, as temperaturas devem ficar dentro da média histórica.

O início do mês será marcado por áreas de instabilidade, provocando chuvas em partes do Maranhão, Piauí e Bahia, incluindo áreas do Matopiba. Isso se deve à combinação de calor e alta umidade, que favorece a canalização de umidade. No litoral baiano, a convergência de umidade deve manter a instabilidade.

No entanto, em grande parte da região, a previsão é de tempo seco e sem chuva, com baixos valores de umidade relativa. Essa condição deve persistir até a última semana do mês.

EM ALTA

Sair da versão mobile