Regional

Novembro azul: Prefeitura de Cedro realiza mutirão de exames

Published

on

Novembro é o mês de conscientização para prevenção do Câncer de Próstata, e a Prefeitura de Cedro, que tem a frente o médico urologista, Dr. Nilson Diniz, continua realizando ações em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) com palestras, rodas de conversas, mutirões e a realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite.

Na unidade de saúde do bairro Alto do Padeiro houve o Dia “D”. Ao todo, 68 homens foram atendidos com realização do exame toque retais e de coleta de sangue para o PSA.

O prefeito Dr. Nilson Diniz enfatiza a importância deste trabalho. “É uma ação que acontecerá ao longo deste mês em todas as unidades de saúde, além de palestra enfatizando a importância de o homem cuidar melhor da saúde e sobre a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de próstata”.

O cedrense Cícero Gomes participa pela segunda vez da campanha e lembra que a prevenção é o caminho ideal para cuidar cada vez mais da saúde. “Muito importante o exame realizado na unidade de saúde, o melhor é que todos façam quanto antes. Está de parabéns a gestão municipal por cuidar do povo”.

Dados e Programação

A coordenadora da Atenção Básica em Cedro, Simone Firmo, informou que atualmente o câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Somente entre 2016 e 2017, 61,2 mil novos casos foram estimados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). “Realizamos ações durante todo o ano, porém, no mês de novembro, intensificamos estas ações conforme preconiza o Ministério da Saúde”.

A secretaria de Saúde, Sayonara Moura, ressalta a importância do Diagnóstico Precoce, ainda nas fases iniciais, quando o paciente não apresenta sintomas. “Tivemos uma adesão importante na última ação e isso contribui para fortalecer a prevenção, a melhor forma de combater a doença”.

Nos próximos dias ocorrerão palestras e rodas de conversas no PSF do Pega Avoante (17/11), Jardim Afonso Celso (20/11), Assunção (22/11), Várzea da Conceição (28/11), Fátima (29/11).

EM ALTA

Sair da versão mobile