Mundo
Nova York realiza primeiros testes de “carros voadores” elétricos

Nova York testou pela primeira vez dois modelos de eVTOLs, os chamados “carros voadores”, que usam energia elétrica para decolar e pousar verticalmente. As aeronaves são da Joby Aviation e da Volocopter, duas empresas que disputam o mercado deste tipo de transporte.
Os testes ocorreram no domingo (12), e na segunda-feira, 13, e foram acompanhados por autoridades locais e representantes das empresas. O objetivo foi demonstrar a viabilidade e a segurança dos eVTOLs, que podem se tornar uma alternativa aos helicópteros.
Os eVTOLs têm a vantagem de não emitir gases poluentes, pois não usam querosene de aviação. Além disso, eles são mais silenciosos que os helicópteros, reduzindo a poluição sonora. Os eVTOLs também podem ser mais econômicos e acessíveis que os helicópteros.
As empresas que desenvolvem os eVTOLs esperam que eles sejam usados para transporte urbano, turismo e serviços de emergência. No entanto, ainda há desafios regulatórios, técnicos e sociais para que os “carros voadores” sejam adotados em larga escala.