Ceará

Nova vacina contra a dengue estará disponível no Ceará a partir de julho

Published

on

Uma nova forma de proteção contra o vírus da dengue estará acessível no estado do Ceará a partir de julho. A vacina Qdenga, desenvolvida pelo laboratório Takeda, será introduzida no Brasil por meio de clínicas privadas e estará disponível para indivíduos com idades entre 4 e 60 anos, exceto para gestantes.

De acordo com a Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABCVAC), o valor de uma dose da vacina para os consumidores pode variar entre R$ 350 e R$ 500, dependendo do estado em que se encontram.

O esquema de imunização com a Qdenga requer a administração de duas doses, com um intervalo de três meses entre elas, conforme orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Atualmente, já existe uma vacina disponível contra a dengue, conhecida como Dengvaxia, mas ela é destinada apenas para pessoas que já contraíram a doença e possuem idade entre 6 e 45 anos. A ampliação do público alvo para a proteção contra a dengue é motivo de comemoração para os profissionais da saúde, como destaca a pediatra Vanuza Chagas.

“Vivemos à sombra e sob o receio da dengue hemorrágica. Então, a chegada dessa vacina é muito festejada por quem trabalha com saúde pública, quem vive a realidade de ter pacientes internados e vindo a óbito”, reflete a médica.

EM ALTA

Sair da versão mobile