Iguatu

Nova gestão do Rotary Club Iguatu deve adotar Creche São José

[caption id="attachment_20219" align="alignnone" width="800"]Créditos da imagem: Iury Sarmento[/caption]

Inicialmente mantida pela congregação Instituto Secular Servas de Jesus Sacerdote, com sede em Ribeirão Preto (SP), a creche foi inaugurada em junho de 1998, mas ficou incialmente desativada por falta de funcionários.

Published

on

Créditos da imagem: Iury Sarmento

Inicialmente mantida pela congregação Instituto Secular Servas de Jesus Sacerdote, com sede em Ribeirão Preto (SP), a creche foi inaugurada em junho de 1998, mas ficou incialmente desativada por falta de funcionários.

Em setembro do mesmo ano, passou a funcionar. Quase dez anos após a inauguração, a verba que matinha o funcionamento e pagava os funcionários foi cortada. As matrículas do começo do ano de 2007 iam ser canceladas e o dinheiro dos pais, devolvido. “Íamos fechar a creche”, lembra irmã Joselita. 

Desde então, a creche São José recebe doações de empresários locais, além de algumas escolas da rede privada, seja através de um “Carnê do Amigo”, ou pelas doações esporádicas e sem compromisso. O Mesa Brasil do SESC também está entre os parceiros. Localizada no bairro Planalto, a creche recebe crianças dos bairros Areias, Vila Moura, e até da comunidade da Barra. 

Profissionais

Além da irmã Joselita, o trabalho é acompanhado pela irmã Francisca e mais cinco pessoas. São 03 professoras cedidas pelo município, 01 auxiliar de serviços gerais, além de 01 cozinheira, contratada pela própria creche. São 30 crianças com idade entre 3 e 5 anos, em sua maioria filhos de empregadas domésticas, profissionais que precisam dedicar a maior parte do dia ao emprego em casa de família.

Há uma mensalidade de R$60,00. Mas nem todas podem pagar este valor, o que preocupa a administradora do local. “É com esse dinheiro que a gente a nossa água, a luz, supermercado, telefone, e nossa funcionária”. 

Tempo integral

A creche funciona de segunda a sexta-feira, recebendo os pequenos às 7h da manhã e entregando aos pais 17h. Ao longo do dia, são inúmeras as atividades, entre brincadeiras, atividades em sala de aula e um momento para repouso após o almoço. 

Deficiências

As principais necessidades estão relacionadas aos alimentos servidos às crianças, além da preocupação com a manutenção da funcionária de serviços gerais e o pagamento de contas. A irmã teme que as doações um dia possam se esgotar, mas reconhece que o iguatuense é bastante generoso. “Em toda parte que eu trabalhei, nunca encontrei gente tão generosa como os iguatuenses”.   

Compromisso

A creche pode fazer parte das obras atendidas pelos membros da nova gestão do Rotary Club de Iguatu, ficando ainda em aberto como isso será executado. O novo presidente do clube, Paulo de Tarso Bezerra, esteve no local para conhecer o seu funcionamento e ouvir da administração quais seriam as principais demandas. Nova visita deve ocorrer em breve.

 

EM ALTA

Sair da versão mobile