Ceará
No Ceará, 38% das famílias negam autorização para doação de órgãos
No Ceará, 38% das famílias negaram autorização de doação de órgãos, entre janeiro e junho deste ano, de acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) divulgada nesta quinta-feira (1º). O índice está abaixo da taxa nacional, que é de 44%.
O estudo também mostra que a taxa de doadores efetivos de órgãos no estado é mais alta do que a nacional. Enquanto que no Brasil a taxa de doadores efetivos de órgãos é de 14 doadores a cada milhão de habitante, o Ceará tem 24,3 doadores a cada milhão de habitante.
O estudo também revela que no primeiro semestre deste ano 887 cearenses ingressaram na fila do transplante e 42 morreram.
Setembro Verde
Com objetivo de aumentar o número de doadores, começa nesta quinta a campanha Setembro Verde, que ocorre durante todo o mês em 21 estados brasileiros. “A população precisa se conscientizar sobre a importância e a necessidade da doação de órgãos para salvar vidas. O Brasil tem o segundo maior programa de transplante do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos”, destaca Lima, cirurgião e criador da campanha.
Com o slogan “Doe órgãos, salve vida!”, a campanha lembrará também o Dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado em 27 de setembro. Durante todo o mês, diversos monumentos e pontos turísticos das cidades brasileiras ficarão iluminados de verde para chamar a atenção da população sobre a necessidade da doação de órgãos.
Fonte: G1/CE
-
Iguatu4 semanas atrásMP investiga projeto da Prefeitura de Iguatu e vê possível “promoção sem concurso” para motoristas da saúde
-
Ceará3 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu4 semanas atrásMinistério Público Investiga Uso de Garis da Prefeitura em Evento Privado em Iguatu
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça determina prazo para Município regularizar repasses dos consignados; SPUMI segue vigilante
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça impede exoneração em massa de ACS e ACE em Iguatu e reconhece validade dos vínculos de 2019
-
Iguatu4 semanas atrásCiro e o Preço da Aliança: O Ceará Vai Cobrar as Contradições?
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Esportes3 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D

