Noticias

No aniversário de 65 anos em 2024, Barbie lança a primeira boneca indígena brasileira

Published

on

A Barbie, a boneca mais famosa do mundo, celebra 65 anos em 2024. Como parte do projeto Mulheres Inspiradoras, ícones femininos são homenageados com suas próprias bonecas. Neste ano, a primeira indígena brasileira ganhou uma Barbie para chamar de sua: Maira Gomez, conhecida como @cunhaporanga_oficial nas redes sociais.

Maira é uma influenciadora que acumula mais de 6 milhões de seguidores no TikTok e pertence à etnia Tatuyo. A boneca da Maira traz consigo a pintura e roupas tradicionais de sua comunidade.

Em entrevista à CNN Brasil, Maira compartilhou sua experiência ao ter uma versão sua da boneca e o impacto disso para as meninas indígenas em todo o país. Ela celebrou: “É uma grande representatividade que a gente, o povo indígena, está tendo e é uma grande conquista”.

A etnia Tatuyo, à qual Maira pertence, está localizada na região do Alto Rio Negro, no Amazonas. Na boneca, a pintura no rosto é a mesma que Maira carrega: um grafismo que simboliza proteção. Cada povo tem sua própria simbologia, e a dela também representa os “seres humanos do dia”, simbolizando o Sol. Maira explicou: “Porque nós, o povo Tatuyo, somos de outro universo”.

As vestimentas da boneca são feitas com objetos da própria natureza. Maira destacou que tudo é uma proteção e que os trajes são sagrados, sendo utilizados em momentos específicos para fazer as pinturas.

Nas redes sociais, Maira é conhecida como cunhã-poranga, que significa “a mulher mais bela”. No tradicional Festival de Parintins, um dos maiores eventos culturais do país realizado no Amazonas, cada boi (Caprichoso e Garantido) possui uma cunhã-poranga em sua delegação. Por exemplo, no Boi Garantido, a cunhã-poranga é Isabelle Nogueira, que atualmente está no BBB24.

Além de Maira, outras oito mulheres foram homenageadas no projeto Mulheres Inspiradoras (originalmente chamado de “Role Models”) em 2024. Entre elas estão a atriz e ativista dos Estados Unidos, Viola Davis (EGOT), a diretora, produtora e roteirista do México, Lila Avilés, a renomada atriz do Reino Unido, Helen Mirren, e a cantora do Canadá, Shania Twain.

EM ALTA

Sair da versão mobile