Ceará

Nesta quarta-feira (30), a Superlua Azul poderá ser observada no Ceará

Published

on

Nesta quarta-feira (30), os cearenses poderão observar um fenômeno raro no céu: a Superlua Azul. Esse nome é dado à segunda Lua cheia que ocorre em um mesmo mês, o que não acontece desde 2018. Além disso, a Lua estará mais próxima da Terra, o que a faz parecer maior e mais brilhante.

A Superlua Azul não tem nada a ver com a cor do satélite natural, que permanece a mesma. O termo vem de uma antiga definição que se referia à terceira Lua cheia em uma estação que tem quatro Luas, o que é incomum. A NASA explica que essa é uma forma de acompanhar as mudanças das estações do ano.

Para apreciar melhor o espetáculo lunar, o astrônomo Lauriston Trinade, da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), recomenda ver o nascer da Lua, que será às 17h26. Ele diz que a Lua vai estar mais luminosa e bonita nesse horário. A fase cheia será atingida por volta das 22h35.

Essa é a segunda e última Superlua do ano, depois da que ocorreu em fevereiro. O fenômeno é uma oportunidade de admirar a beleza e a importância da Lua, que influencia as marés, os ciclos biológicos e até o humor das pessoas.

EM ALTA

Sair da versão mobile