Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

Nasa desenvolve projeto em parceria com escola de Barbalha, no Ceará

[caption id="attachment_13949" align="alignnone" width="600"]Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação[/caption]

Uma escola pública de Barbalha, a 575 quilômetros de Fortaleza, é atualmente a única do Nordeste parceira da Nasa (National Aeronautics and Space Administration).

Publicado

on

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma escola pública de Barbalha, a 575 quilômetros de Fortaleza, é atualmente a única do Nordeste parceira da Nasa (National Aeronautics and Space Administration).

 

Uma turma de 25 alunos da Escola Senador Martiniano de Alencar participa do projeto “Earth KAM” que tem o objetivo de incentivar a educação astronômica e enriquecer informações com dados geográficos. Ao todo, cinco escolas do Brasil fazem parte da iniciativa com a agência espacial americana.

Segundo o coordenador do projeto, professor Andrevaldo Pereira Tavares, a ideia do projeto surgiu para atender a Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. “Depois, foi descoberto que a Nasa tinha um projeto que englobava imagens para trazer o sensoriamento remoto para escolas mundiais. A escola resolveu preparar um projeto de pesquisa que unia as disciplinas de ciências da natureza com foco na biodiversidade da Chapada do Araripe. Expomos o projeto, e a Nasa aceitou”, afirma.

A parceria começou no mês de fevereiro. A Nasa envia imagens produzidas por satélite a partir de uma câmera instalada um das janelas da Estação Espacial Internacional para a Terra. Ao todo, serão encaminhadas 1250 fotos da agência para análise dos estudantes do projeto e 750 delas serão feitas no Cariri.

Com os estudos das primeiras imagens enviadas pela agência, os estudantes de Barbalha já observaram o desmatamento em algumas áreas da Chapada do Araripe. “No período do São João, ocorrem muitas fogueiras. A questão dos  agricultores que acabam fazendo pastos para os animais e destroem plantas típicas da região”, conta o estudante Christian Gonçalves.

Para os registros serem feitos, os alunos escolhem os pontos que devem ser fotografados pelo satélite. Em seguida, a agência envia as imagens para interpretação dos estudantes. Segundo a estudante Geovana Bianca Gusmão, em muitas imagens, as nuvens prejudicam a análise. “A gente tem que falar onde tem montanhas, rios, vegetação.”

O grupo se encontra pelo menos uma vez por semana. O projeto com a Nasa deve ser concluído em quatro meses, quando os estudantes enviarão as análises das imagens. Para o professor, o projeto já deixou um legado entre os estudantes, o maior interesse pela astronomia e as questões ambientais. “Os nossos governantes devem utilizar essas informações nas secretarias para que eles possam investir em infraestrutura para as questões ambientais e populacionais. Aqui, agora em Barbalha, nós vamos ter equipes, pessoas capacitadas pela própria Nasa para a trabalhar a interpretação de imagens geográficas.”

Fonte: G1

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias5 horas atrás

Fim do universo ocorrerá muito antes do que imaginávamos

Noticias5 horas atrás

Fortaleza tem um dos maiores PIBs de tecnologia do Brasil

Noticias5 horas atrás

Homem leva choque elétrico e cai na rua após encostar em placa de sinalização em Fortaleza

Iguatu18 horas atrás

Coligação acusa defesa de Roberto Filho de mentir à Justiça e apresenta provas de fraude eleitoral nas eleições de 2024 em Iguatu

Noticias21 horas atrás

Ex-secretária de Saúde de Acopiara e ex-candidata a prefeita é indiciada por fraude, peculato e lavagem de dinheiro

Noticias2 dias atrás

Ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, faleceu aos 89 anos, nessa terça-feira, 13

Noticias2 dias atrás

Cearenses conquistam sete das oito medalhas do Brasil na Olimpíada Internacional de Química

Noticias2 dias atrás

Elmano propõe recriação do Hospital da Polícia Militar do Ceará

Entretenimento2 dias atrás

Gérard Depardieu é condenado a prisão por agressões sexuais durante filmagens

Noticias2 dias atrás

PF realiza operação no Ceará contra suspeitos de fraudar contas digitais do Gov.br

Noticias3 dias atrás

Presidente Lula disse que a relação Brasil-China é ‘incontornável’ e será ‘indestrutível’

Noticias3 dias atrás

MEC divulga nesta segunda (12) o resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

Mundo3 dias atrás

Papa Leão XIV dirigiu um emocionado apelo pela paz diante de cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro

Mundo3 dias atrás

EUA e China fecham acordo e reduzem tarifas comerciais por 90 dias

Esportes3 dias atrás

CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira

Iguatu3 dias atrás

Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu

Americando3 dias atrás

AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés

Noticias3 dias atrás

Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará

Iguatu5 dias atrás

Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação

Noticias7 dias atrás

Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados

Noticias7 dias atrás

Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE

Mundo1 semana atrás

Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV

Mundo1 semana atrás

Fumaça branca: Igreja Católica acaba de eleger um novo papa

Colunas1 semana atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: QUANDO SERÁ A VEZ MERCADO PÚBLICO?

Noticias1 semana atrás

Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)

Mundo1 semana atrás

Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano

Ceará1 semana atrás

60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025

CeLelebridades1 semana atrás

COLUNA: CeLELEbridades

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.