Noticias

Na última semana antes do Enem, professores recomendam revisão e ‘ritmo desacelerado’

Published

on

O primeiro fim de semana de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2022) será no próximo domingo (13). Nessa reta final, muitos estudantes procuram exercícios e resumos para fixar melhor os conteúdos que já foram estudados durante todo o ano.

Os professores Dawison Sampaio e Antônio Bruno explicam como se preparar para a prova de 90 questões, o que fazer essa semana, o que levar no dia da prova e equilíbrio emocional.

Para os docentes, é preciso desacelerar o ritmo de estudo nos últimos dias antes do exame e chegar bastante descansado para manter a concentração na hora da prova.

Revisão em vez de estudar novo conteúdo

Para o professor Antônio Bruno, “o custo benefício de o aluno estudar algo novo é muito baixo”, isso porque o estudante acumula cansaço ao longo do ano. “O que é bom fazer agora são as revisões. Acontece muitas vezes de o aluno abrir a prova, começa a ler a questões, ele sabe que estudou o assunto, mas lembro os detalhes para resolver as questões. Então ele precisa, nessas últimas horas, revisar para lembrar, para que aquilo fique na memória de curto prazo.

“A melhor coisa é rever suas anotações, materiais de revisão e rever questões para chegar com conhecimento na memória de curto prazo”, acrescenta.

Descanso e equilíbrio emocional

Outra dica dos dois professores é se preparar emocionalmente e reduzir o ritmo de estudo para não chegar exausto no dia da prova. Dormir bem nos dias anteriores é fundamental.

“Procure fazer o seu melhor. Seu coração deve estar bem. Ter uma tranquilidade. Em relação ao aspecto emocional: o dia da prova exige muita concentração. Se a pessoa não estiver concentrada, se não tiver dormido bem na noite anterior, ela não vai conseguir fazer uma boa prova. Então é importante, faltando dois, três dias para prova, desacelerar um pouco, chegar muito descansado, dormir bem na noite anterior, chegar bem para as quatro, cinco horas de prova.

Estratégia para as 90 questões

No momento da prova, a dica dos professores é focar no conteúdo com o qual você tem mais facilidade para resolver as questões.

“Você deve começar pelas questões que você tem mais habilidade. O tempo vai ser importante para sua aprovação. Neste final de semana as provas são de Ciências Humanas, Linguagens e Redação. É muito importante você ter um bom tempo para a redação. Outra estratégia importante é fazer redações durante essa semana, pedir para o seu professor a revisão dos temas e fazer os ajustes finais.”

Fonte: G1

EM ALTA

Sair da versão mobile