(Foto: Reprodução)

O governador do Ceará, Camilo Santana, afirmou nesta sexta-feira (4) que os eventos musicais e shows de humor voltam a ser permitidos a partir de segunda-feira (7). A medida é válida para as cidades que estão na fase 4 da retomada econômica, onde os casos de Covid-19 estão desacelerando.

Além da Grande Fortaleza, as regiões de Sobral, Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe estão na fase 4 da retomada da economia.

O governador afirmou que os organizadores de eventos devem adotar medidas sanitárias, como evitar aglomerações e manter o público usando máscaras.

O retorno desses eventos era uma reivindicação de artistas, que realizaram na manhã desta sexta-feira um protesto em frente ao Paço Municipal, sede da Prefeitura de Fortaleza.

As atividades da categoria haviam sido suspensas em março, quando a pandemia de Covid-19 atingiu o Ceará.

Retomada de outras atividades

O Governo do Estado havia liberado na semana passada a volta de teatros, cinemas e museus. Em todas os eventos, os organizadores devem limitar a ocupação do espaço em 35% da capacidade máxima. Os locais devem fornecer também álcool em gel e manter o público distante.

Com o retorno dos shows musicais e de humor, a maior das atividades econômicas está novamente permitida no Ceará, porém há normas sanitárias em todos os segmentos, como evitar aglomerações e manter as pessoas com máscaras.

Em caso de desobediência ao uso de máscara, autoridades podem multar pessoas em até R$ 100 e empresas em até R$ 1.000.

Fonte: G1 CE