Brasil

Museu Nacional anuncia descoberta de nova espécie de dinossauro brasileiro

Published

on

Fóssil do Berthasaura Leopoldinae foi encontrado em um trecho rural do município de Cruzeiro do Oeste, no Paraná.

A descoberta de uma nova espécie de dinossauro brasileira foi anunciada nesta quinta-feira (18) pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O fóssil do Berthasaura Leopoldinae é o mais completo de um dinossauro do período cretáceo já encontrado no Brasil, segundo especialistas.

A espécie viveu no Brasil em um período estimado entre 70 e 80 milhões de anos atrás, e foi batizada em homenagem a Bertha Lutz, pesquisadora brasileira, à imperatriz Maria Leopoldina e à escola de samba Imperatriz Leopoldinense.

O fóssil foi encontrado em um trecho rural do município de Cruzeiro do Oeste, no Paraná, em um local conhecido como “Cemitério dos Pterossauros”. As escavações aconteceram entre 2011 e 2014.

ESTADO DE CONSERVAÇÃO
O réptil possui feições únicas em seu crânio e os fósseis estavam em bom nível de conservação, segundo o diretor do Museu Nacional, Alexandre Kellner.

“Temos restos do crânio e mandíbula, coluna vertebral, cinturas peitoral e pélvica e membros anteriores e posteriores, o que torna “Bertha” um dos dinos mais completos já encontrados no período Cretáceo brasileiro”, afirmou Kellner.

(Foto: Reprodução)

Para o especialista Luiz Carlos Weinschutz, da Universidade do Contestado, em Santa Catarina, a descoberta é uma possibilidade de entender a interação entre espécies de dinossauro no período Cretáceo no Brasil.

“Esse novo dinossauro permite entender desses antigos ecossistemas que existiam no Brasil e seus componentes faunísticos”, analisou.

Fonte: Diário do Nordeste

EM ALTA

Sair da versão mobile