Iguatu

Município e magistério de Iguatu acordam reajuste piso nacional da categoria

Published

on

Após quase três meses de impasse, o magistério de Iguatu e o município alinharam o reajuste do percentual do salário base do piso nacional. As negociações vinham ocorrendo por meio do Sindicato dos Servidores Municipais de Iguatu (SPUMI) e pela Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce).

Nesta terça-feira, 03, o o SPUMI, se reuniu junto as representações da Prefeitura Municipal para finalizar a proposta de Lei do reajuste dos professores municipais 2022 e o acordo extrajudicial.

Os professores da rede municipal alcançaram o reajuste salarial de 33,24%. A medida vai ser aplicada de forma parcelada, ao longo de 2022, e foi obtida após intensas mobilizações, assembleias e negociações com a gestão.

A mediação que possibilitou o aumento no percentual demandado prevê a aplicação de 10,18%, até julho, depois 24,89%, a partir de agosto, e chegando a 33,24%, em novembro deste ano. A proposição final da prefeitura foi aprovada em assembleia geral realizada nesta segunda-feira, 25 de abril.

A mesa de negociações foi reaberta nas últimas semanas. O debate técnico e financeiro das possibilidades de reposição para a classe foi acompanhado pela subseção do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) na Federação.

Conforme Sayonara Fernandes, presidente do SPUMI, a conquista veio sob pressão e luta da categoria que chegou a deflagrar estado de greve e promoveu três atos de paralisações. “Enfrentamos grande dificuldade e resistência, mas após muita mobilização, avançamos e tivemos essa grande vitória. Tudo graças à mobilização dos servidores”, destacou.

O gestor da cidade Ednaldo Lavor (PSD) utilizou suas redes sociais para anunciar o acordo. “Ressalto que, antes de tudo, os professores já ganhavam acima do piso nacional. Agora ainda mais eles terão os seus direitos assegurados. Até chegar novembro conseguiremos manter uma linha de diálogo como sempre fizemos com os servidores de modo em geral visando o bem-estar de todos”, disse.

PODCAST MAIS JUSTIÇA – I SIMPÓSIO DO DIREITO HOMOAFETIVO DO CENTRO SUL CEARENSE

EM ALTA

Sair da versão mobile