Noticias

Mulheres com endometriose têm mais risco de infarto e AVC, diz estudo

Published

on

A endometriose é uma condição que afeta uma em cada dez mulheres, aumentando em 20% o risco de problemas cardiovasculares, como infarto e AVC.

Essa conclusão vem de uma pesquisa do Hospital Rigshospitalet da Universidade de Copenhague, Dinamarca, apresentada no Congresso Europeu de Cardiologia (ESC 2024) em Londres, Reino Unido. O estudo utilizou um banco de dados dinamarquês com informações de saúde, analisando casos de endometriose diagnosticados entre 1977 e 2021.

Os pesquisadores compararam um grupo de 60.508 mulheres com endometriose com outras 242.032 mulheres sem a doença. Todas foram acompanhadas por uma média de 16 anos. Durante o acompanhamento, foram avaliados diversos fatores, como nível socioeconômico, educação e uma série de possíveis problemas cardiovasculares, incluindo infarto, arritmia, AVC e insuficiência cardíaca.

Os resultados mostraram que a frequência de eventos adversos ao coração e aos vasos sanguíneos foi maior entre as pacientes com endometriose. Segundo os autores, mulheres com essa condição têm um risco quase 20% maior de sofrer problemas cardiovasculares em comparação com a população geral

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EM ALTA

Sair da versão mobile