Iguatu

Mostra de Cinema de Iguatu começa neste sábado

Published

on

Em sua 5ª edição, o evento conta com ampla programação gratuita e homenagem ao cineasta Karim Ainouz, 10 anos após as gravações de “O Céu de Suely” na cidade.

A cidade de Iguatu, localizada no centro sul cearense, receberá de 12 a 18 de setembro mais uma edição da Mostra de Cinema de Iguatu. Realizada desde 2010, graças ao esforço coletivo de cinéfilos e cineastas da cidade, este ano a programação ganha corpo e traz diversas novidades para a público, gratuitamente.

“A Mostra existe para ser um panorama dos muitos cinemas que estão sendo feitos. Queremos que essas produções cheguem à nossa cidade natal e que essa vontade em ver e fazer cinema seja multiplicada”, conta César Teixeira, um dos idealizadores do evento. Assim, as exibições contemplam curtas, médias e longas-metragens, de gêneros diversos, da ficção ao documentário, do adulto ao infantil, e acontecem todas as noites no Sesc Iguatu.

Em sua quinta edição, a Mostra recebe uma emoção especial com a homenagem ao cineasta cearense Karim Ainouz, exatamente 10 anos após as gravações do premiado longa-metragem “O Céu de Suely”, filmado na cidade. Para Kamille Costa, também idealizadora da Mostra, as gravações do filme representaram um marco na relação dos iguatuenses com a sétima arte: “O Céu de Suely marcou muito porque nossa cidade estava dentro do filme e o filme dentro dela. Ao mesmo tempo, era uma contradição termos um filme tão importante para o audiovisual nacional gravado lá e não termos um cinema para apreciá-lo. Foi isso que nos motivou a criar a Mostra”, explica ela. Iguatu já teve quatro salas de cinema, mas há muitos anos nenhuma funciona. Karim receberá o Troféu AguaBoa na noite de abertura, dia 12, e contará com uma retrospectiva de sua filmografia dentro da programação.

Em paralelo às exibições, esta edição da Mostra contará com o 1° Ciclo de Oficinas e Workshops, de 14 a 19 de setembro, onde será ofertada uma gama de ações voltadas para a capacitação em audiovisual, além da promoção de debates entre realizadores e público. As atividades são abertas a qualquer interessado, conforme público alvo e número de vagas disponíveis (mais informações abaixo), e têm o intuito de descentralizar, disseminar e fortalecer as políticas públicas da cultura audiovisual no interior do Estado.

Durante a programação, a população poderá conferir ainda o “Iguatu.doc”, um registro sobre a cidade e seus personagens, feito a partir de quatro roteiros diferentes, através do olhar e do desejo de expressão do público. A produção é resultado de oficinas desenvolvidas em edições anteriores da Mostra.
As exibições da Mostra de Cinema de Iguatu acontecem todas as noites, com sessões às 18h e às 20h, no Sesc Iguatu, com execeção da Mostra Infantil e da Mostra Melhor Idade, que acontecem às 9 horas, no Teatro Pedro Lima Verde, dias 15 e 17, respectivamente.

Serviço
“Mostra de Cinema de Iguatu”
Data: 12 a 18 de setembro
Local: SESC Iguatu, Rua 13 de Maio, 1130
Mais informações:
Site – http://www.mostracineiguatu.com.br/
Facebook – Mostra de Cinema de Iguatu

1° Ciclo de Oficinas e Workshops
Data: 13 a 19 de setembro

Lista de Oficinas
1. OFICINA DE ANIMAÇÃO (Criação de brinquedos ópticos do século XIX)

Com caráter prático e ludicidade adequada para o público infanto-juvenil, a oficina apresentará, de forma ativa, a arte cinematográfica, despertando o interesse pela criação e afirmando que é possível compreender e fazer cinema com pouca idade e recursos simples. Com exercício de animação em stopmotion para editar o vídeo.
Carga Horária: 15h/aula
Público Alvo: Crianças e Adolescentes
Quantidade de Alunos: 20

2. INTERPRETAÇÃO PARA O CINEMA (Oficina o Ator Autor)

A oficina abordará o conceito ator-autor e as inúmeras possibilidades de integração e contribuição do ator no universo do Audiovisual: realização, processo criativo, composição cênica, diálogos, improvisação, interpretação, set de filmagem, análise fílmica, pré-produção e produção, preparação de elenco serão assuntos discutidos e vivenciados durante o encontro.
Carga horária: 14hora/aula.
Público Alvo: Atores e realizadores

3. FOTOGRAFIA PARA O CINEMA ( Ou Como fazer um filme)

Panorama da criação de um filme, desde o desenvolvimento da narrativa (roteiro), passando pela preparação das filmagens, o set de filmagem, fotografia, e abordando questões e estéticas que envolvem a realização fílmica.
Carga Horária : 15 hora/aula
Público Alvo: Interessados em Audiovisual-adultos

4. Iguatu, eu te escrevo essa carta (Vídeo Cartas)

Iguatu, eu te escrevo essa carta – tem como objetivo as práticas e teóricas de vídeo, com foco no vídeo-carta e concluiu-se com a realização e exibição de vídeo-cartas. Tem como objetivo construir um mapa afetivo das pessoas e da cidade de Iguatu e suas conexões. Iguatu, eu te escrevo essa carta.
Carga Horária : 15 hora/aula
Público Alvo: Interessados em Audiovisual-adultos

Lista de Workshops

1. Cinema e Nordeste – Retrospectiva e Perspectiva
2. Politicas Públicas para o Desenvolvimento do Audiovisual

Mais informações para imprensa: Sarah Coelho (85)98861.2111 / sarahoccoelho@gmail.com

Informações: Sarah Coelho

EM ALTA

Sair da versão mobile