Ceará
Moradores de Cedro recebem ações de prevenção ao mosquito Aedes aegypti
Moradores da cidade de Cedro recebem visitas de equipe de prevenção e combate aos focos do mosquito Aedes aegypti. Profissionais de saúde, membros do Comitê Municipal de Combate às Arboviroses e brigadeiros voluntários do Programa Aedes em foco, que tem a parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), participaram da ação.
As visitas fazem parte do cronograma da Secretaria de Saúde para que os casos das doenças dengue, zika e chikungunya não apareçam no município. “São medidas simples que adotamos, mas já estamos colhendo bons resultados. Mesmo que não tendo chuvas, a população vem colaborando para a eliminação dos focos do mosquito Aedes aeygpti”, ressalta o prefeito Dr. Nilson Diniz.
Semanalmente, até o final do ano, serão escolhidos bairros para receberem a visita dos profissionais de saúde. Em agosto, já receberam visitas o Alto do Padeiro e o Pega Avoante.
Tecnologia no combate
Em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), Cedro se tornou o primeiro município a sediar o piloto do projeto “Aedes em foco”, aplicativo que visa a criar mecanismo de combate ao mosquito Aedes aeygpti. Os profissionais de Combate às Endemias (ACE) também contam com aplicativo próprio, diminuindo, assim, o uso do papel e fornecendo informações em tempo real. Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) também irão utilizar os mesmos métodos tecnológicos, ora em fase de conclusão. A população pode fazer download do aplicativo “Aedes em foco” por meio das plataformas Android e iOs.
A coordenadora do programa em Cedro, Kamylla Diniz, detalha que A população vem aderindo ao uso do aplicativo de forma bem significativa. “Hoje, as pessoas estão com celulares e, na palma da mão, podem tirar dúvidas e até sugerem como melhorar o nosso trabalho, além de indicar pontos de focos do mosquito”, alerta.
Casos
De 1º de janeiro a 17 de julho de 2019 foram registrados dois casos de dengue em Cedro, ambos importados de outras cidades – adquiridos em outros municípios. Informações repassadas pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) mostram que em julho não foi registrado caso algum aqui.
Fonte: Diário Centro Sul
-
Iguatu6 dias atrásIguatu recebeu secretário da SDA para assinatura de ordens de serviço de sistemas de abastecimento de água
-
Brasil6 dias atrásGoverno federal cria medidas para combater cambismo digital e garantir água gratuita em eventos
-
Ceará6 dias atrásPesquisa da UFC identifica presença de bisfenóis em caranguejos de manguezais no Ceará
-
Noticias6 dias atrásMorre aos 83 anos o ator e diretor Gracindo Júnior, ícone da televisão Brasileira
-
Brasil4 dias atrásConselho Nacional de Política Cultural recebe inscrições até 22 de setembro
-
Brasil5 dias atrásPESQUISAS – Ciro ainda lidera, mas Elmano encurta a distância em ritmo acelerado”.
-
Brasil5 dias atrásMoraes acusa Mendonça de abuso de autoridade, improbidade e crime de responsabilidade e pede providências a Fachin
-
Brasil5 dias atrásBrasil terá Japão e Singapura como adversários em amistosos de novembro
