Regional

Missa e procissão encerram festejos dedicados a São Francisco em Quixelô

Published

on

São Francisco, santo popular da Igreja católica é festejado em várias comunidades do Ceará. Na cidade de Quixelô, na região Centro-Sul do Ceará, católicos participaram da festa religiosa em louvor ao santo com muita devoção e fervor. Aqui a festa é comemorada há 115 anos e é uma das mais participativas da região.

Na manhã desta sexta-feira, 04, dia dedicado a São Francisco, houve celebração de missa solene presidida pelo bispo da diocese de Iguatu, dom Édson de Castro Homem, com a participação do pároco, João Teixeira (Joaozinho), vigário, Leiva Carvalho.

Após a celebração, os devotos se aproximam da imagem de São Francisco, depositam dinheiro, e fazem questão – como rito de agradecimento ao padroeiro – tocar na escultura de madeira. Homens, mulheres e crianças seguem o rito de religiosidade popular.
Forma-se fila daqueles que desejam tocar na imagem do santo.

Homens, mulheres, crianças e adultos participam da missa vestidos com roupas, túnicas, na cor marrom, como forma de pagamento de promessa.

No fim da tarde, os devotos percorrem ruas da cidade em procissão com o andor da imagem de São Francisco. É mais um momento de fé e devoção popular ao santo padroeiro. Aqui a devoção é crescente a cada ano”, pontuou o padre Joãozinho.

Há dezenas de relatos de pagadores de promessas, de graças alcançadas. “Estava muito doente e fiquei curada”, disse a aposentada, Maria Ribeiro. “Fiz uma promessa e alcancei a cura”, disse uma jovem que pediu para não se identificar.

Fonte: Diário Centro Sul

EM ALTA

Sair da versão mobile