Saúde

Todas as meninas entre 9 e 13 devem tomar vacina contra HPV

Published

on

Este ano, o Ministério da Saúde tem objetivo de proteger todas as meninas entre 9 e 11 anos contra o vírus HPV, principal responsável pelo câncer do colo do útero. A doença mata mais de cinco mil mulheres por ano no país, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o Inca, e a vacina contra o HPV já está disponível nos postos de saúde. O Secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Antônio Nardi, explica que além das garotas de 9 a 11 anos, quem tem 12 e 13 anos, também deve se imunizar.

“O Ministério da Saúde do Brasil disponibiliza a vacina para todas as meninas de 09 a 13 anos de idade, uma vez que, o papiloma vírus humano é o maior causador de câncer do colo sérvio uterino em mulheres.”

As meninas e adolescentes com 12 e 13 anos, que já tomaram a primeira dose da vacina contra o HPV devem voltar aos postos de saúde para receber a segunda e quem não tomou nenhuma das doses, também deve começar a imunização. Então fica a dica! Você mãe, pai ou responsável não se esqueça de levar as meninas ao posto de saúde de sua cidade para tomarem a vacina contra o HPV. A vacina é o único meio de garantir a proteção contra o vírus pelo resto da vida. Obtenha mais informações sobre a vacina contra o HPV e o câncer do colo do útero e o HPV em uma unidade de saúde mais próxima da sua casa e no portal do Ministério da Saúde na Internet, www.saude.gov.br/hpv

PODCAST MAIS JUSTIÇA – I SIMPÓSIO DO DIREITO HOMOAFETIVO DO CENTRO SUL CEARENSE

EM ALTA

Sair da versão mobile