Ceará
Ministério Público recomenda que Prefeitura de Santana do Acaraú contribua no cadastro do auxílio emergencial
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça de Santana do Acaraú, recomendou que o Município de Santana do Acaraú, utilizando-se da rede do serviço de assistência social, adote medidas que contribuam para o cadastramento da população da cidade beneficiária do auxílio emergencial dado durante a pandemia causada pela Covid-19.
A Promotoria requisitou que a Prefeitura garanta que as equipes dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) façam busca ativa das famílias que se encaixem nos requisitos para o cadastro no auxílio emergencial, com base nos documentos das famílias já atendidas pelo Município. Após a busca ativa, as equipes devem entrar em contato com as referidas famílias, a fim de informá-las sobre o auxílio.
O MPCE orienta, ainda, que, no caso dos contactados que tenham interesse no cadastro mas não possuam meios para fazê-lo, os profissionais do CRAS se disponibilizem para fazer o pedido. Assim, a Promotoria requer que, no CRAS, seja disponibilizado computador com acesso à internet para que os profissionais de lá possam realizar a solicitação do auxílio emergencial para as pessoas que não tenham acesso à internet nem saibam operacionalizar computadores, bem como para a regularização online do Cadastro de Pessoa Física (CPF), essencial para o pedido do auxílio emergencial.
Além disso, o MPCE recomenda que a Secretaria Municipal do Trabalho e da Ação Social, de imediato, dê ampla publicidade ao cadastramento da população beneficiária do auxílio emergencial através de redes sociais, emissoras de rádio e TV, bem como cartazes informativos nas sedes dos serviços essenciais em funcionamento.
O Município tem cinco dias para comunicar à Promotoria sobre o cumprimento da recomendação. Em caso de eventual descumprimento das medidas, o MPCE poderá adotar as providências administrativas e judiciais cabíveis.
Fonte: Ceará Agora
-
Iguatu2 dias atrásBOMBA NA SAÚDE DE IGUATU: Chamada Pública de R$ 45 milhões terceiriza de UBSs a UPA 24h e revela histórico milionário de repasses a cooperativas
-
Brasil2 dias atrásINSS estabelece prazo de dez dias para reanálise de pedidos negados de auxílio-doença
-
Mundo2 dias atrásMercado Pago interrompe transferências de criptomoedas por instabilidade no sistema
-
Brasil2 dias atrásJustiça libera funcionamento de três plataformas de apostas após proibição no Brasil
-
Brasil3 dias atrásMudança no visual de Vini Jr. surpreende torcedores e dificulta reconhecimento do jogador
-
Mundo3 dias atrásAmericanos agradecem ao Brasil nas redes sociais após vitórias democratas nos Estados Unidos
-
Esportes2 dias atrásMinistérios Públicos do Brasil e da Argentina firmam acordo para combater violência nos estádios
-
Brasil2 dias atrásCigarros, bebidas e veículos estarão sujeitos ao Imposto Seletivo em 2027
