Noticias
Ministério da Saúde nega desabastecimento generalizado de vacinas no Brasil
O Ministério da Saúde negou nesta quarta-feira (23) que o país esteja enfrentando um desabastecimento generalizado de vacinas. Em nota, a pasta informou que houve um “desabastecimento momentâneo” de imunizantes contra a covid-19 entre 16 e 22 de outubro, devido ao vencimento de doses.
O ministério destacou que 1,2 milhão de vacinas começaram a ser distribuídas na terça-feira (22). São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco começarão a receber imunizantes a partir desta quarta-feira. A previsão é que até sexta-feira (25), todos os estados tenham recebido suas doses.
Além disso, o Ministério da Saúde está executando uma nova compra de 69 milhões de doses que garantirá o abastecimento de vacinas pelos próximos dois anos. Esse acordo também reduziu o preço da dose unitária em aproximadamente 28%, colocando o Brasil entre os menores preços do mundo. Para comparação, os Estados Unidos pagam até US$ 30 por dose, enquanto o Brasil paga atualmente US$ 7 por dose.
Em 2023, houve um desabastecimento generalizado de vacinas no Brasil, incluindo doses pediátricas contra a covid-19, BCG (contra a tuberculose), hepatite B, poliomielite oral e tríplice viral (contra sarampo, rubéola e caxumba). Segundo a nota, além dos problemas na gestão anterior, algumas dessas vacinas estão em falta no mercado mundial e outras enfrentam desafios de produção nacional.
Para garantir a vacinação das crianças, algumas vacinas, como a meningo-C e a DTP (difteria, tétano e coqueluche), foram substituídas por outras, como a pentavalente e a meningo ACWY. Em relação à vacina contra varicela (catapora), foi realizada uma aquisição emergencial de 2,7 milhões de doses, com as primeiras remessas previstas para novembro. Paralelamente, está em curso um processo de compra regular. No caso das vacinas contra a febre amarela, 6,5 milhões de doses devem chegar em novembro, concluiu a pasta.
-
Brasil6 dias atrásGoverno federal cria medidas para combater cambismo digital e garantir água gratuita em eventos
-
Ceará6 dias atrásPesquisa da UFC identifica presença de bisfenóis em caranguejos de manguezais no Ceará
-
Noticias6 dias atrásMorre aos 83 anos o ator e diretor Gracindo Júnior, ícone da televisão Brasileira
-
Brasil4 dias atrásConselho Nacional de Política Cultural recebe inscrições até 22 de setembro
-
Brasil5 dias atrásPESQUISAS – Ciro ainda lidera, mas Elmano encurta a distância em ritmo acelerado”.
-
Brasil5 dias atrásBrasil terá Japão e Singapura como adversários em amistosos de novembro
-
Brasil5 dias atrásMoraes acusa Mendonça de abuso de autoridade, improbidade e crime de responsabilidade e pede providências a Fachin
-
Mundo6 dias atrásCardiologia mundial redefine conceito de infarto e alerta: exame de sangue isolado não basta para diagnóstico
