Regional

Ministério da Integração Nacional libera recursos para instalação de adutora do Arneiroz II para Catarina

Published

on

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, autorizou nesta terça-feira (4), a liberação de recursos para a construção de uma adutora de montagem rápida a partir do Açude Arneiroz II, em Arneiroz, para a cidade de Catarina, na ordem de R$ 12,4 milhões.

A ordem de serviço já foi encaminhada para o secretário Nacional de Infraestrutura Hídrica, Antônio de Pádua de Deus Andrade e para o diretor geral do Departamento de Obras Contra as Secas (Dnocs), no Ceará, Ângelo José de Negreiros Guerra. A construção da adutora de montagem rápida do açude Arneiroz – II, à Catarina será realizada pelo Dnocs.

O prefeito de Catarina, Dr. Thiago Paes de Andrade, e o ex-prefeito Jefferson Paes de Andrade, estiveram reunidos com o presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira, a convite do próprio senador para entregar oficialmente a ordem de serviço. A adutora será construída às margens da CE-277, Catarina / Arneiroz, aproximadamente 49,5 km.

A Barragem Rivaldo de Carvalho, localizada na Vila São Gonçalo, a 20 km da sede do município de Catarina, com capacidade para armazenar 20 milhões de metros cúbicos de água, hoje acumula menos de 1% do total de sua capacidade, segundo informações da Cogerh.

A adutora da Barragem Rivaldo de Carvalho, na Vila São Gonçalo, abastecia a referida vila e a cidade de Catarina, mas está seca. A zona rural do município de Catarina está sendo abastecida através da operação carros pipa e dessalinizadores.

Já a sede do município continua sendo abastecida temporariamente através de uma adutora emergencial do açude Buenos Aires a 1,5 km da sede. Foram perfurados vários poços profundos na sede e zona rural, e a Cagece e a prefeitura já começaram a montar as bombas nos poços para engatar na adutora.

Um geólogo da Cogerh continua marcando poços profundos entre a sede e a Vila São Gonçalo.

Fonte: Diário Centro Sul

EM ALTA

Sair da versão mobile