Brasil

Militares são orientados a não participarem de manifestações do 7 de Setembro no DF

Published

on

Com base numa recomendação do Ministério Público do Distrito Federal, os comandantes da Polícia Militar e dos Bombeiros da capital federal enviaram comunicado aos subordinados orientando a todos os militares da ativa a não participarem de eventuais manifestações políticas no dia 7 de Setembro.

O documento também coloca sob prontidão de todo o efetivo operacional da Polícia Militar do Distrito Federal entre 6 a 8 de setembro. E que, neste período, sejam suspensas a concessão de qualquer tipo de dispensa, exceto as de natureza médica.

No Exército, desde os treinamentos das atividades do Dia do Soldado, realizados na semana passada, comandantes de quarteis tem feito alertas verbais à tropa sobre o mesmo tema.

Em um dos casos, segundo oficial que acompanhou, foi lido o item 57 do Anexo do Regulamento Disciplinar do Exército, que proíbe “manifestar-se, publicamente, o militar da ativa, sem que esteja autorizado, a respeito de assuntos de natureza político-partidária”.

Na Força Aérea, além da recomendação de não participar de manifestações, foram reforçadas aos militares condutas vedadas nas redes sociais. De acordo com item 73 do art. 10 do Regulamento Disciplinar da Aeronáutica, não é permitido ao militar do Comando Aeronáutico externar-se publicamente a respeito de assuntos políticos.

“E lembre-se: não solicite votos ou se posicione a favor ou contra um partido, candidato ou causa”, complementa o texto de uma cartilha distribuída.

Fonte: CNN Brasil

EM ALTA

Sair da versão mobile