Política
Metade do país apura fraude na merenda escolar
Pelo menos 13 estados no país investigam atualmente denúncias de desvio de recursos para aquisição de merenda escolar, de mau armazenamento de comida e de fornecimento insuficiente de alimentos para escolas — em alguns casos, onde há denúncia de verba fraudada é também onde falta merenda. As irregularidades estão sendo apuradas pelos Ministérios Públicos estaduais e Federal, e por fiscalizações da Controladoria Geral da União, em estados como Paraná, Rio Grande do Norte, Maranhão, São Paulo, Rio, Roraima, Minas, Bahia e Pernambuco; na última semana veio à tona um caso no Espírito Santo, com desperdício de merenda. (O Globo)
Governo nega risco de racionamento
O ministro Lobão negou risco de racionamento na Copa das Confederações, este ano, e na Copa do Mundo, em 2014. Segundo dados repassados ao mercado, conforme O GLOBO publicou ontem, o risco subiu a 9%, acima da média de 5%. “Atrasos nas obras não comprometem a segurança”, disse Lobão.
A culpa não é do tomate
Em 1977, culparam o xuxu pela inflação. Comparado nas redes sociais a joias e artigos de luxo, o tomate está na boca do povo, mas como sinônimo de coisa cara. Agora a culpa é do tomate, mas os preços de outros hortigranjeiros também disparam e alimentam a inflação. Na feira, o custo dos hortigranjeiros assusta a dona de casa e preocupa o governo, que vem tendo muito trabalho para conter a inflação. Mas a seca no Nordeste e chuva no Sul são os maiores vilões que fizeram preço disparar.
Abate diferenciado
Donos de frigoríficos enfrentam mais um problema junto à gestão do Matadouro. A direção adotou medida que não vem agradando aos mesmos. Durante a semana, determinou o abate para o gado, outro dia para os carneiros e no outro, para os porcos. Para um dono de frigorífico, o matadouro local não vem atendendo a demanda local e seus dirigentes precisãm rever este posicionamento que reflete em prejuízos para o setor consumidores.
Em defesa do contribuinte
Novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinicius Coêlho, que assumiu em fevereiro, quer uma OAB mais atuante e focada em questões nacionais, com destaque para a área tributária. “O cidadão está desprotegido nesse campo”.
Realmente
Como diz o prefeito Aderilo, é extremamente importante que a população participe da entrevista coletiva que fará na próxima quinta-feira (11). Na oportunidade, responderá a todas as perguntas e fará um balanço dos 100 dias da administração, anunciando ordem de serviço para futuras obras. Vamos lá.
Calma!
A decisão do Ministério Público em resolver a situação dos servidores municipais continua provocando polêmica e está dentro da legalidade. É preciso entender que o município demorou em realizar o concurso. Os maldosos de plantão apregoam que é culpa da oposição. Um analista afirma: Se a oposição tivesse este poder, outras questões do município já estariam resolvidas. É terrível debater assuntos onde prevalece a incoerência e o preconceito também. É papel da imprensa esclarecer estes fatos.
A era Feliciano: ‘Jesus matou John Lennon’
Em culto religioso, deputado disse que ex-beatle debochou de Deus, e que anjo tocou no manche do avião que caiu com Mamonas Assassinas. Por sua vez, as ministras Luiza Bairros, da Igualdade Racial, e Maria do Rosário, dos Direitos Humanos, criticaram ontem o deputado Marco Feliciano (PSC-SP), colocando o Planalto no debate sobre a permanência na Comissão de Direitos Humanos. Ele se reúne hoje com líderes partidários, que tentarão convencê-lo a deixar o cargo. O deputado espera o respaldo de 24 mil pastores reunidos em Brasília para permanecer no cargo de presidente da Comissão de Direitos Humanos. Uma moção de apoio a Feliciano pode ser aprovada nesta terça-feira, na primeira reunião plenária da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, evento que reúne os pastores até a próxima sexta-feira, dia 12.
Cerco ao vício
Está previsto para ser votada amanhã nova lei para usuários de drogas. O projeto é polêmico e prevê internação mesmo sem ordem judicial.
Barbosa tem reunião ríspida com juízes
O presidente do Supremo Tribunal Federal,Joaquim Barbosa, teve ontem um encontro tenso com os presidentes das três principais entidades representativas da magistratura. Ele criticou as formas de promoção na carreira, pediu o fim da politização da Justiça e entrou em debates ásperos em diversos momentos.
Lavando as mãos
Durante o jogo deste sábado no Agenorzão, torcedores das cadeiras sociais não puderam usar o banheiro por que estava faltando água. Um torcedor optou pela garrafinha d’água para lavar as mãos após fazer xixi.
O adeus à Dama de Ferro
Ícone do liberalismo e uma das personalidades do século 20, ex-premier Margaret Thatcher morreu ontem aos 87 anos. Deixa um legado de amor e ódio. O modelo de privatização incentivou pulverização do capital das estatais. A ex-dirigente venceu dura queda de braço com o sindicato dos mineiros.
Por que tanta repercussão com a atitude de Daniela?
Daniela Mercury, 47 anos, avó, mãe de cinco filhos, ao expor seu amor por Malu Verçosa (“Malu agora é minha esposa, minha família, minha inspiração pra cantar”), se juntou ao time de cantoras brasileiras que assumem sua homossexualidade ou bissexualidade, como Ana Carolina, Preta Gil e Marina. Isso sem falar em outras que não tornam pública.
*Silvani Soares é bancário e radialista