Noticias

Maranguape registrou a maior chuva do Ceará; quase 200 milímetros

Published

on

O município de Maranguape, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), registrou a maior chuva do Ceará no período entre as 7 horas da manhã desse domingo, 25, e as 7 horas desta segunda-feira, 26. Com 195 milímetros (mm), esta foi a maior precipitação do mês na cidade e também a maior do Estado no dia. Em seguida, na lista de maiores chuvas do dia, estão Chorozinho, com 139,6 mm, e São Gonçalo do Amarante, com 118 mm. Os dados são do Calendário de Chuvas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e seguem em atualização.

Segundo a plataforma, 128 municípios cearenses tiveram chuvas até o momento, com maior destaque para os litorais de Fortaleza e do Pecém, além das regiões Jaguaribana e do Sertão Central e Inhamuns. Em Chorozinho, município com a segunda maior chuva, por exemplo, o volume foi superior ao acumulado registrado em todos os outros 25 dias de fevereiro, que, juntos, somam 118,6 mm.

Previsão do tempo no Ceará: O tempo chuvoso deve se manter pelo menos até a próxima quarta-feira, 28, período em que são esperadas chuvas em todas as macrorregiões do Ceará, em especial na porção oeste do estado, Cariri e faixa litorânea.

Segundo a Funceme, as chuvas deste começo de semana têm sido ocasionadas pelo posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que tem gerado instabilidade sobre o Ceará e, junto de efeitos locais como relevo e temperatura, pode ocasionar precipitações. As maiores temperaturas devem ocorrer nas regiões do Vale do Jaguaribe e do Cariri, com máximas de 35 °C. Nas demais regiões, as máximas variam entre 29 a 33ºC. Em Fortaleza e Região Metropolitana, a amplitude térmica deve ir de 23 °C a 32 °C.

EM ALTA

Sair da versão mobile