Mundo

Manifestantes invadem Palácio Republicano no Iraque após líder xiita deixar o governo

Published

on

Apoiadores do poderoso clérigo muçulmano xiita do Iraque Moqtada al-Sadr invadiram o Palácio Republicano na Zona Verde e mergulharam em sua piscina, segurando fotos do líder.

O Exército iraquiano decretou toque de recolher a partir das 9h30 (horário de Brasília) e pediu aos manifestantes deixassem a Zona Verde para evitar confrontos.

Durante o impasse sobre a formação de um novo governo, Sadr inflamou sua legião de apoiadores, desorganizando o esforço do Iraque para se recuperar de décadas de conflitos e sanções.

Sadr foi o maior vencedor das eleições de outubro, mas retirou todos os seus parlamentares da função em junho, depois de não conseguir formar um governo que excluísse seus rivais, principalmente partidos xiitas apoiados pelo Irã. Ele insistiu em eleições antecipadas e na dissolução do Parlamento. Segundo ele, nenhum político que está no poder desde a chegada dos EUA em 2003 pode ocupar o cargo.

Ele não detalhou o fechamento de seus escritórios, mas disse que as instituições culturais e religiosas permanecerão abertas. O líder se retirou da política ou do governo no passado e também dissolveu milícias leais a ele. Entretanto, mantém ampla influência sobre as instituições estatais e controla um grupo paramilitar com milhares de membros.

Ele muitas vezes retornou à atividade política após anúncios semelhantes, embora o atual impasse político no Iraque pareça mais difícil de resolver do que os períodos anteriores de disfunção.

O atual impasse entre os rivais de Sadr e xiitas deu ao Iraque seu período mais longo sem governo.

Fonte: R7

EM ALTA

Sair da versão mobile