Iguatu

Manhã cultural marca a comemoração do Dia Mundial de Saúde Mental em Iguatu

Published

on

A equipe multiprofissional de coordenação de Saúde Mental de Iguatu realizou na manhã dessa terça-feira (10) a comemoração pelo Dia Mundial de Saúde Mental na Praça da Caixa Econômica Federal no centro comercial da cidade com exposição de artesanato e trabalhos manuais feitos pelos pacientes que utilizam dos serviços ofertados.

Familiares, pacientes, profissionais de várias especialidades, populares e curiosos se reuniram num momento festivo e de informação sobre os cuidados com a saúde emocional dos indivíduos na tentativa de diminuir o preconceito contra os usuários da rede de atenção psicossocial.

Segundo informações do coordenador de Saúde Mental de Iguatu, Sr. Wendel Lima a rede conta com 03 equipamentos importantes: O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Álcool e Outras Drogas que conta com uma nova estrutura para melhor atender as necessidades dos pacientes e funcionários que trabalham na unidade; CAPS Infanto Juvenil (Antiga Casa Azul) atendendo a jovens e crianças acometidas de alguns transtornos; e CAPS III que atende assim como os demais, demanda espontânea (quando a pessoa tem o desejo de se tratar). “Nesse dia a gente saiu dos nossos muros, veio mostrar nossos serviços, mostrar as forças que os profissionais e que os pacientes têm e também pra gente desmistificar um pouco o preconceito que existe em cima da saúde mental”. Declarou o Sr. Wendel em entrevista a Rádio Mais FM.

Segundo a Organização Mundial de Saúde 11% da população de cada cidade é dependente de álcool. O CAPS AD de Iguatu foi inaugurado em 2003, desde julho de 2017 está com nova sede funcionado de segunda à sexta-feira em horário comercial (nas quartas-feiras existe atendimento noturno) pessoas acima de 18 anos que fazem uso de substâncias lícitas e ilícitas. A coordenadora do CAPS AD de Iguatu Srta. Wanessa Morais disse que “muitas vezes as pessoas banalizam os usuários de álcool dizendo que é algo comum, que a pessoa que faz o uso consegue se controlar, mas 90% dos nossos pacientes do CAPS AD são usuários de álcool”.

Anualmente o Dia Mundial de Saúde Mental é lembrado com ações em praça pública com atividades culturais e expressiva adesão da população local. O município de Iguatu é referência para as 10 cidades que compreendem as 18ª Microrregional de Saúde. Somente no CAPS III são 13mil prontuários (pacientes) atendidos.

Clique abaixo e confira entrevista sobre o tema:

https://www.maisfm.com/wp-content/uploads/2017/10/dia-mundial-saúde-mental-1.mp3?_=2 https://www.maisfm.com/wp-content/uploads/2017/10/dia-mundial-saúde-mental-2.mp3?_=3 https://www.maisfm.com/wp-content/uploads/2017/10/dia-mundial-saúde-mental-3.mp3?_=4 https://www.maisfm.com/wp-content/uploads/2017/10/dia-mundial-saúde-mental-4.mp3?_=5

EM ALTA

Sair da versão mobile