Política

“Mais Debates” entrevista escritor iguatuense que anuncia livro sobre o pai

Recebemos no último sábado (30) nos estúdios da Mais FM, o ilustre iguatuense José Hilton Lima Verde Montenegro que trazia na bagagem uma coletânea do Jornal A praça. Engenheiro trabalha atualmente em Fortaleza no grupo M Dias Branco.

Published

on

Recebemos no último sábado (30) nos estúdios da Mais FM, o ilustre iguatuense José Hilton Lima Verde Montenegro que trazia na bagagem uma coletânea do Jornal A praça. Engenheiro trabalha atualmente em Fortaleza no grupo M Dias Branco.

Durante a entrevista, falou do novo livro que está escrevendo. Trata-se de um livro de Memórias, sobre a história do seu pai, Dr. José Holanda Montenegro, que se estivesse vivo estaria completando 90 anos. Por sinal, Dr. Montenegro foi destaque na edição comemorativa pelos 12 anos do Jornal A Praça. Ele relata fatos que marcaram a atividade  através da medicina humanitária voltada para os mais necessitados. José Hilton é uma pessoa querida e muito respeitada nos meios acadêmicos e incorpora-se no palco da literatura cearense com talento e amor, constatados na apresentação dos seus dois livros: Efemérides de Iguatu e A estrada de ferro de Iguatu. Na obra, além do registro da nossa história, o autor demonstra carinho e zelo pela terra natal. Atração da rádio Mais FM, o programa Mais Debates comemora o 6º aniversário neste dia 1º de abril, levado ao ar todos os sábados com a apresentação de Silvani Soares e do Prof. José Roberto Duarte.

IPI de carros fica congelado até Dezembro

A medida, foi anunciada pelo Ministério da Fazenda. Com a decisão, que provocará perda de receita de R$2,2 bilhões, governo espera estimular indústria e conter inflação. Alíquota será congelada até o fim do ano pelo governo, que desistiu da elevação a 3,5% para carros populares.

Estados empregam 105 mil funcionários sem concurso

IBGE mostra que PSDB lidera o número de contratações e PT tem maior relação de funcionários por habitante. Os governadores empregam 105,5 mil funcionários sem concurso público na administração direta e indireta, segundo a primeira pesquisa do IBGE sobre a estrutura burocrática dos Estados. O Estado recordista é Goiás, do governador Marconi Perillo (PSDB), com cerca de 10 mil funcionários, seguido da Bahia, de Jaques Wagner (PT), com pouco mais de 9 mil, Rondônia, de Confúcio Moura (PMDB), tem a mais alta relação entre servidor e população.

UECE inicia inscrição para vestibular

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) abre as inscrições para o vestibular 2013 a partir desta segunda-feira (1º). O prazo de inscrição vai até o dia 14 de abril, mas o boleto bancário para efetuar a inscrição deve ser pago até 15 de abril. São oferecidas 1.640 vagas, ao todo. Desse total, 1.150 são para os cursos de Fortaleza e 490 vagas para unidades do interior do Ceará, segundo o presidente da Comissão Executiva do Vestibular (CEV) professor Cleiton Batista Vasconcelos. A inscrição deve ser feita no site da instituição.

Manifesto dos evangélicos

Os evangélicos planejam para a segunda semana de abril manifestação, em Brasília, com fiéis de todo país, para defender a permanência do deputado Marco Feliciano (PSC-SP) na presidência da Comissão de Direitos Humanos. Fala-se em 500 mil pessoas. A cúpula da Câmara jogou a toalha. Não há como tirar, regimentalmente, o deputado Marco Feliciano (PSC-SP) da presidência da Comissão de Direitos Humanos.

Burocracia e custo em casa

A nova legislação para os empregados domésticos exigirá livro de ponto e elaboração de contratos, aumentando a parafernália burocrática na vida das famílias. Por outro lado, Sociólogos e antropólogos prevêem que as relações entre patrões e empregados dentro de casa se tornarão mais justas e profissionais. Eles avaliam que, a exemplo dos países desenvolvidos, o encarecimento da mão de obra tornará esse tipo de serviço exclusivo para famílias ricas ou de classe média alta que não têm tempo de assumir as tarefas do lar.

Mulher empresária

Segundo pesquisa do Data Popular, de Renato Meirelles. Vinte e quatro milhões de brasileiras pretendem abrir um negócio próprio nos próximos três anos. As regiões Norte e Nordeste lideram o desejo empreendedor das brasileiras: 58% delas estão no Norte, e 51% no Nordeste. A seguir aparecem Sudeste e Centro-Oeste (35%). E o Sul com 32%.

Futebol: Desinteresse ameaça estaduais

O futebol não desperta o mesmo interesse de antes. Até a seleção brasileira deixou de ser interessante. Dirigentes discutem o que fazer com os campeonatos estaduais, torneios que já foram os mais cobiçados pelos clubes e hoje estão em processo de decadência. Poucos se atrevem a propor seu fim, mas todos pedem mudanças para enfrentar o desinteresse do público e dos grandes times. E por falar em futebol, o time de Iguatu que disputa a serie B, tem uma maratona nesta semana. Logo mais à noite contra o Pacajus no estádio Moraisão em Maranguape. Na quarta-feira (03), enfrenta o time de Quixadá. Haja fôlego.

A diferença

Pesquisas encomendadas pelo DEM constatam que a presidente Dilma não tem o carisma do ex-presidente Lula nem a mesma rejeição ou oposição. Dilma tem mais intenções de voto nas elites e entre os ricos do que Lula teve.

Descaso?

O muro do Hospital Regional está caído há vários meses. Quem passa pela nova avenida observa o fato. Ninguém sabe os motivos, mas fica a impressão de descaso. Não é de hoje que as pessoas comentam.

Obituário

Novamente somos surpreendidos com a morte de amigos. Neste sábado perdemos José Stênio, ex-funcionário da Coelce e o pecuarista Vóssio Gonçalves de Carvalho. Nosso pesar a toda família.

Vende-se

Comerciante local colocou prédio comercial à venda. Preço do imóvel: R$ 1 Milhão. Após tomar conhecimento, um interessado disse: Por esse preço, só se for o ganhador do BBB13.

*Silvani Soares é bancário e radialista

EM ALTA

Sair da versão mobile