Noticias

Mais de 60% das crianças de 9 a 10 anos têm perfis em redes sociais

Published

on

Crianças ocupam cada vez mais as redes sociais no Brasil. Em uma pesquisa realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), foi apontado que 66% das crianças de 9 a 10 anos entrevistadas tinham perfil em alguma rede social. Ou seja, pelo menos 3 a cada 5 crianças desta faixa etária acessam as redes com perfil próprio.

A pesquisa, chamada de TIC Kids Online Brasil 2022, foi realizada por meio de entrevistas com 2.604 crianças e adolescentes brasileiros, bem como com um responsável por cada participante. Os usuários da internet de 9 a 17 anos foram questionados sobre seus hábitos de uso, criticidade em relação ao conteúdo online, percepção de riscos, nível de mediação parental, entre outros aspectos.

Dentre as redes sociais incluídas nos questionários (Instagram, Facebook, TikTok, Snapchat, Twitter e WhatsApp), a plataforma mais utilizada pelas crianças de 9 a 12 anos é a rede de vídeos curtos TikTok. Os participantes mais velhos da pesquisa, de 13 a 17 anos, têm o Instagram como principal rede social acessada.

Os jovens também foram perguntados sobre as permissões dadas pelos responsáveis para realizar atividades online. De acordo com os dados do estudo, crianças menores, de 9 a 10 anos, têm o uso da internet mais monitorado, com 80% delas afirmando que são proibidas de dar informações pessoais a outras pessoas na internet, 59% delas não tendo permissão para postar fotos ou vídeos em que aparecem e 86% não podendo fazer compras.

EM ALTA

Sair da versão mobile