Noticias

Lula se encontra com enviado de Biden nesta segunda-feira

Published

on

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir nesta segunda-feira (5) com o conselheiro de segurança nacional do Estados Unidos, Jake Sullivan, enviado pelo presidente americano Joe Biden. Na pauta do encontro, além da parceria entre Brasil e EUA, estão temas como a posse de Lula — que pode ter a presença do secretário de Estado, Antony Blinken — e uma possível viagem do presidente eleito a Washington.

O presidente americano foi um dos primeiros chefes de Estado a cumprimentar Lula após o anúncio da vitória, em 30 de outubro. Biden conversou com Lula por telefone no dia seguinte à eleição e se comprometeu a manter canais de comunicação abertos entre os dois países durante a transição.

Lula pretende visitar os Estados Unidos antes da posse, que ocorre em 1º de janeiro, após a diplomação no cargo, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), marcada para 12 de dezembro. No encontro desta segunda com Sullivan, estão previstas discussões sobre essa visita.

Em nota divulgada na sexta-feira (2), a Casa Branca confirmou o encontro com Lula e com representantes do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), além de membros do novo governo. Sullivan tem encontros previstos com o secretário de Assuntos Estratégicos do Brasil, almirante Flávio Rocha, e com o senador Jaques Wagner (PT-BA).

Fonte: R7

EM ALTA

Sair da versão mobile