Equipes do mundo inteiro aderem a campanhas contra o racismo. Na foto, Apoel x PSG (Foto: AFP)
Produto é lançado pela Central Única dos Trabalhadores do Ceará, em Fortaleza

 

O Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quinta-feira (20), será marcado por um dia inteiro de atividades organizadas pela Central Única dos Trabalhadores do Ceará (CUT-CE) em Fortaleza. Uma delas é o lançamento do livro “Racismo no Futebol”, na sede da entidade, no bairro José Bonifácio, na Capital cearense.

A obra reúne textos de vários autores na discussão do tema e está sendo publicada pela Federação Nacional dos Empregados em Empresas e Órgãos Públicos e Privados de Processamento de Dados, Serviços de Informática e Similares (Fenadados). 

– Estes textos nasceram mais da vontade de pessoas que acreditam que o tema racismo no futebol é uma ousadia nos dias de hoje, em que o futebol deixou de ser uma pelada para ser um dos maiores espetáculos da Terra – avalia Luís Carlos Garcia, militante do movimento negro e diretor de Igualdade Racial da Fenadados.

O lançamento faz parte de uma série de atividades promovida pela entidade. A CUT-CE realizará o Seminário Racismo Nunca Mais. Haverá ainda a caminhada Basta de racismo, no trabalho e na vida, com concentração a partir das 15 horas, na Praça do Carmo (Centro), encerrando-se na Praça do Ferreira, com ato e apresentações culturais envolvendo diversos movimentos sociais.

Veja o cronograma

Dia 20/11 (quinta-feira)

8h30min – Abertura do Seminário: “Racismo Nunca Mais”, na sede da CUT-CE. Rua Solon Pinheiro, 915 – bairro José Bonifácio. Presença de Júlia Reis, secretária nacional de Combate ao Racismo da Central Única dos Trabalhadores (CUT). 

9 h – Mesa de Debates: “O Extermínio da Juventude Negra”. Debatedores: Geyse Anne da Silva, militante do Coletivo ENEGRECER; e Felipe Benevides, integrante do Levante Popular da Juventude 

10h30min – Aula-show: “Brincando e Desconstruindo o Racismo”. Palestrante: professor Valmir de Almeida, escritor, radialista e professor, com especialização em  história afro-brasileira 

12h – Lançamento do Livro Racismo no Futebol, publicado pela Federação Nacional dos Empregados em Empresas e Órgãos Públicos e Privados de Processamento de Dados, Serviços de Informática e Similares (Fenadados) 

13h – Encerramento do Seminário 

15h – Caminhada “Basta de Racismo, na vida e no trabalho” (concentração na Praça do Carmo, Centro) 

Dia 21/11 (sexta-feira)

18h30min – Atividade cultural – apresentação do Documentário: “Construindo a Igualdade”. Local: sede do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza, responsável pela promoção do evento

Fonte: Globo Esporte