Brasil
Lei autorizando ozonioterapia é sancionada por Governo Federal

A lei que permite o uso da ozonioterapia por profissionais da saúde com ensino superior foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A medida, publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (7), autoriza a aplicação da terapia em todo o território nacional, apesar das críticas de entidades médicas que questionam sua eficácia.
A terapia consiste na introdução do gás ozônio no organismo, misturado com líquidos ou sangue, por diferentes vias de acesso. Os defensores da técnica afirmam que ela tem propriedades anti-inflamatórias, antissépticas e oxigenantes. No entanto, o Ministério da Saúde, a Academia Nacional de Medicina (ANM), a Associação Médica Brasileira (AMB) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) recomendaram o veto à lei, alegando falta de comprovação científica.
Outros conselhos federais da área de saúde, como os de Farmácia (CFF), Odontologia (CFO), Fisioterapia (COFFITO) e Enfermagem (COFEN), permitem que seus profissionais apliquem a ozonioterapia. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também autoriza o uso do procedimento para fins odontológicos e estéticos.
A ozonioterapia gerou polêmica durante a pandemia de Covid-19, quando o prefeito de Itajaí (SC), Volnei Morastoni (MDB), sugeriu que ela poderia ser um tratamento para a doença causada pelo coronavírus, sem evidências científicas. A nova lei estabelece que a terapia é de caráter complementar e que o paciente deve ser informado sobre isso. Além disso, o equipamento de produção de ozônio medicinal deve estar regularizado pela Anvisa.
-
Noticias2 semanas atrás
Homem é carregado em rede até a UPA após passar mal por falta de acesso em estrada esburacada no Ceará
-
Noticias2 semanas atrás
Inscrições para o Fies 2025 começam nesta segunda-feira (14); confira quem pode participar e como se inscrever
-
Noticias2 semanas atrás
Mais de 800 gestores da educação no Ceará receberão gratificação mensal de R$ 2 mil
-
Noticias2 semanas atrás
Ração contaminada provoca mortes de cavalos em haras pelo Brasil; entenda o que está por trás da tragédia
-
Noticias2 semanas atrás
“Porque eu posso”, diz Trump ao justificar tarifa de 50% sobre produtos brasileiros
-
Noticias2 semanas atrás
AGU pede ao STF que Moraes restabeleça decreto do IOF por meio de liminar
-
Noticias2 semanas atrás
Filhotes de periquito cara-suja são reintroduzidos na natureza no Ceará após 114 anos de desaparecimento
-
Noticias2 semanas atrás
Crimes atribuídos a Bolsonaro podem resultar em condenação de até 43 anos de prisão