Brasil
Lavanderias públicas financiadas pelo MMulheres visam reduzir trabalho doméstico
O Ministério das Mulheres (MMulheres) está financiando a instalação e o funcionamento de lavanderias públicas de uso comunitário em municípios, estados e no Distrito Federal. As propostas devem ser apresentadas até o dia 15 de novembro. O objetivo é diminuir o trabalho doméstico, em geral realizado pelas mulheres, e promover atividades formativas sobre economia feminista e divisão sexual do trabalho.
As lavanderias públicas serão espaços onde as pessoas poderão deixar suas roupas para lavar e buscar depois, sem nenhum custo. Uma equipe será responsável por receber e cuidar das roupas. O serviço será comunitário e aberto para homens e mulheres. A ideia é que as pessoas tenham mais tempo livre para fazer o que quiserem, sem sobrecarregar as mulheres com as tarefas domésticas.
Além de oferecer o serviço de lavanderia, os espaços também serão utilizados para realizar atividades formativas que visam provocar reflexão sobre a divisão do trabalho entre homens e mulheres. A secretaria nacional de Autonomia Econômica do MMulheres, Rosane da Silva, afirma que uma família seria mais feliz se todos compartilhassem o trabalho doméstico. “Assim, uma pessoa lava, outra faz a comida, outra organiza a casa, e aí todo mundo termina o trabalho no mesmo tempo”, recomenda.
A iniciativa do MMulheres é diferente de outros projetos existentes no país, como os de cooperativas de mulheres que prestam serviço de lavadeira e aumentam a renda. O propósito da atual iniciativa é diminuir o trabalho doméstico, em geral realizado pelas mulheres.
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias2 semanas atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Noticias1 semana atrásNikolas Ferreira recebe condenação de R$ 40 mil por comentário contra mulher trans
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

