Cultura

Lançando novo livro, Ten. Cel Nijair Araújo é destaque no Mais Notícias dessa quinta

Published

on

Na edição dessa quinta-feira, 07, do Mais Notícias, a rádio Mais FM Educativa 106,1Mhz, recebeu o escritor e Ten. Cel. dos bombeiros Nijair Araújo, que estará lançando amanhã, no auditório da Escola de Música Popular Humberto Teixeira. O Ten. Cel. comanda o batalhão de Iguatu, que atende também a várias cidades da região. Além do trabalho na coorporação de bombeiros, Nijair também tem intensa produção literária, com vários livros publicados e premiações no Brasil e no exterior.

Nijair comenta sobre sua formação e referências, bebendo em mais de uma fonte e construindo sua lírica e trazendo um texto maduro que fala dos mais diversos assuntos com uma naturalidade profunda. “Meu avô foi uma referência com a poesia matuta e também ouvir no rádio com e escutar meu avô declamar poesia, principalmente para as mulheres. Isso me impulsionou. Depois, do meu contato com a literatura com os contos, com as crônicas e em seguida vieram os concursos, que tive a honra de receber 11 premiações, inclusive duas em Portugal”, comenta Nijair.

O dever e a insônia produtiva
O trabalho de bombeiro, a farda, nunca o deixam de todo. Nijair comenta que a inspiração vem nas horas mais inesperadas e que, apesar disso, a sua missão sempre está à frente. “A farda e a missão não nos deixam nunca, onde quer que a gente esteja sempre tem que estar disponível, então a poesia sempre é uma constante, mas a missão prevalece”. Outro ponto de destaque na biografia de Nijair é insônia, que, segundo ele, é aproveitada para produzir. “O momento que seria perdido fica salvo nos escritos”, afirma.

A cerimônia

Tenente Coronel Nijair ao lado de Jan Messias
Foto: Thiedo Henrique

A apresentação do livro no lançamento vai ser feita por Jan Messias, coordenador de jornalismo da Rádio MaisFM Educativa e também professor de literatura e inglês e leitor da obra de Nijair desde a publicação anterior. O momento vai ser uma possibilidade de contato maior entre o autor e o público, com uma conversa sobre a produção literária.

A publicação impressa ainda é um desafio por conta dos custos. Nijair comenta que ainda há muito para ser publicado, mas o material ficará a espera de mais recursos.

Serviço
A cerimônia será realizada no auditório da Escola de Música Popular Humberto Teixeira, a partir das 18 horas. A escola de música fica na rua Hilton Montenegro antiga 27 de Novembro e acontece em parceria com as secretarias de Cultura do município e também da secretaria de educação.

EM ALTA

Sair da versão mobile