Na manhã deste sábado, 23/01, na sede da Secretaria de Agricultura do Município, foi lançado oficialmente o programa Preparo de Terras 2021 em Iguatu. O programa foi criado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e está em funcionamento desde 2017. Mais de 3 mil agricultores familiares já foram atendidos pelo programa que preparou o solo para o plantio de aproximadamente34 30 mil tarefas no município.

Tratores em Desfile

A Secretaria de Agricultura do Município conta com uma frota atualmente de 14 tratores agrícolas que foram adquiridos recentemente e ainda implementos agrícolas para os mais variados segmentos: Grades niveladores, grades aradoras, lâminas tipo plaina, raspadeira tipo madal e roçadeiras central lateral.

Para realizar o castro o produtor ou o representante da associação comunitária deve procurar a sede administrativa da Secretaria de Agricultura e emitir seu boleto, e após realizar pagamento, fazer o agendamento do serviço. Neste ano, o valor do subsídio será de R$ 63,14 por hora trabalhada, tendo como limite de até 10 horas por cadastro.

Equipamentos agrícolas para ajudar o homem no arado da terra

Durante o lançamento do Programa estiveram presentes o Prefeito Ednaldo Lavor, o Secretário de Agricultura Venâncio Vieira, o vice-prefeito Franklin Bezerra, o Deputado Estadual Marcos Sobreira e a Presidenta da Câmara Municipal Eliane Braz, além de diversos convidados.

Esse ano foram homenageados com uma comenda pessoas e entidades que contribuíram para o crescimento e engrandecimento da Agricuoltura do Município de Iguatu. Foram elas:
Santana Gabriel da Silva (Empresa Terra Fértil), Marcos Ferreira (empresário e Agropecuarista), Marcos Ageu Medeiros Soares (Ex-Secretarário do Meio Ambiente e hoje no SAAE), Erivaldo Barbosa (Gerente Local da Ematerce), Iara Andreia de Lima(Adagri), José Queiroz Magalhães (Senar), Eunice Carvalho dos Santos (Cozinha Comunitária), Marleuda Margarida Gonçalves (Diretora do Hospital Regional de Iguatu), Francisco Rodrigues de Araújo( Ex-Secretário de Agricultura do Município) e Francisco Carlos Gomes de Freitas – Carlym Gomes ( FECIC- Federação das Entidades Comunitárias).

Entrega de Comendas a pessoas e entidades que colaboram com o município

No final da solenidade houve uma bênção final proferida pelo Pastor Arimatéia. Foi realizado na manhã deste sábado, logo após a solenidade oficial mm desfile com os tratores pelas principais ruas de Iguatu.