Policial
Justiça suspende determinação
[caption id="attachment_18856" align="alignnone" width="831"]
(Foto:Reprodução)[/caption]
O juiz da Vara de Execuções Penais e corregedor de presídios, Luiz Bessa Neto suspendeu por 120 dias a determinação de que um detento só poderia ingressar no Sistema Penitenciário, quando dois saíssem.

(Foto:Reprodução)
O juiz da Vara de Execuções Penais e corregedor de presídios, Luiz Bessa Neto suspendeu por 120 dias a determinação de que um detento só poderia ingressar no Sistema Penitenciário, quando dois saíssem.
O sistema de provimento de vagas por proporção estava previsto na Portaria nº 001/2015. O magistrado expediu a revogação na terça-feira, na Portaria nº 003/2015.
A primeira determinação de Bessa Neto sugeria ao titular da pasta da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) que o ajuste fosse feito para desafogar as unidades prisionais, que estão superlotadas. O documento estabelecia que o sistema deveria vigorar assim até a inauguração da Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL) V, que está sendo construída em Itatinga. A previsão de entrega da nova unidade é para setembro próximo.
Na nova Portaria, o magistrado diz que, em contrapartida à revogação, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) deve assegurar efetivo policial suficiente para garantir a segurança externa das Casas de Privação Provisória de Liberdade (CPPLs), Penitenciária de Pacatuba e Instituto Penal Feminino, com a ocupação de todas as guaritas das referidas unidades penais. “Feito isso, a Secretaria retornará ao sistema de cotas adotado pela Delegacia de Capturas e Polinter (Decap), dentro da tolerância do limite de flutuação do excesso prisional praticado anteriormente”, informou a assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).
Ainda conforme o TJCE, para tomar a nova decisão, o magistrado considerou a urgência de minimizar a tensão que existe nas carceragens das delegacias da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e também a necessidade de preservar a segurança dos estabelecimentos prisionais.
Fonte: Diário do Nordeste
-
Ceará4 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu4 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Esportes4 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D
-
Iguatu3 semanas atrásMP apura supostas irregularidades em contrato de R$ 9 milhões para reforma de escolas em Iguatu
-
Ceará3 semanas atrásCom dados defasados de 2024, IPEA divulga Atlas da Violência.Em 2026, Fortaleza vive queda histórica de homicídios
-
Artigo4 semanas atrásCOLUNA DIREITO E CIDADANIA: Violência sexual contra crianças e adolescentes NO BRASIL
-
Iguatu3 semanas atrásTRE-CE admite parcialmente recurso sobre cassação em Iguatu e caso deve chegar ao TSE
-
Iguatu3 semanas atrásBastidores: O “recuo do equívoco” no PL 036 em Iguatu

