Regional

Justiça do Trabalho do Ceará inaugura sua primeira usina fotovoltaica

Published

on

Solenidade de inauguração da primeira usina fotovoltaica da Justiça do Trabalho cearense ocorre na Região do Cariri, no dia 21 de janeiro (sexta-feira), às 17h. O equipamento traz energia limpa para suprir o Fórum Desembargador do Trabalho Paulo da Silva Porto, que compreende três unidades judiciais em Juazeiro do Norte, e beneficia mais seis fóruns trabalhistas no Estado. A obra, que é iniciativa da gestão da presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE), desembargadora Regina Gláucia Nepomuceno, é assinada pelos engenheiros do Regional.

Projetos de energia solar têm ganhado cada vez mais espaço no mundo por representarem uma solução sustentável, renovável e com redução de custos. Usina solar trata-se de uma grande central geradora elétrica que utiliza placas fotovoltaicas ou outras tecnologias para transformar a luz do sol em eletricidade e enviá-la aos centros urbanos por meio de linhas de transmissão.

A usina fotovoltaica do Cariri é composta por 500 painéis solares e foi instalada num terreno que estava sem uso nas proximidades do Fórum. O complexo solar pode operar com capacidade máxima de 200 quilowatts (kw). Sua produção anual chega a 321 mil kw/hora, suficiente para suprir a necessidade de energia de 180 residências de médio padrão.

O parque solar vai representar economia anual aos cofres públicos estimada em 200 mil reais. A previsão é que o retorno do investimento se dê em quatro anos. Importante contribuição ao meio-ambiente ocorre pela redução de 30 toneladas de dióxido de carbono (CO2) ao ano, equivalente à compensação de captura de gás carbônico anual de 2.000 árvores.

O projeto básico da usina foi implementado pelos engenheiros do TRT/CE André Luiz Firmino Gonzaga e Rafael Martins Gomes Nascimento, enquanto a fiscalização da obra coube ao engenheiro Paulo Brasileiro Pires Freire. A ordem de serviço foi assinada em agosto do ano passado e as obras se iniciaram efetivamente no mês de novembro de 2021.

No evento, serão observados os protocolos sanitários vigentes à data do evento, incluindo a exigência de apresentação de comprovante de vacinação contra covid-19 e uso de máscara facial.

Serviço

Solenidade de inauguração da usina fotovoltaica da Justiça do Trabalho do Ceará
Data: 21 de janeiro de 2022, às 17h
Local: Fórum Desembargador do Trabalho Paulo da Silva Porto
Endereço: Rua Rafael Malzoni, 761, Juazeiro do Norte – CE
Confirmações: (85) 3388-9427 / eventos@trt7.jus.br

PODCAST MAIS ROCK – Entrevista com Matheus Steinel, apresentação de sua nova música, “Cheiro Bom”. Novos sons do Editors, Ugly Kid Joe e Pixies. Entre os álbuns “cinquentões”, Elton John e Uriah Heep

EM ALTA

Sair da versão mobile